Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 12 de março de 2014

Adolescentes são vacinadas contra HPV em Quixaba; Prefeitura entrega casas



O município de Quixaba realizou nesta semana a vacinação (1ª etapa) em adolescentes com idade de 11 a 13 contra HPV – Papilomavirus Humano. A ação faz parte da campanha nacional de prevenção contra o câncer de colo de útero. A referida vacina passa a ser de rotina nas unidades básicas de saúde.

Nessa primeira etapa há a parceria com escolas públicas e privadas, que repassaram aos municípios o quantitativo de adolescentes existentes na faixa etária, alvo dessa ação de imunização. Em Quixaba havia 45 aptas a receber a primeira dose, sendo que 34 foram vacinadas ontem (terça-feira 11). O restante será vacinado ainda esta semana.

Antes da vacinação houve uma palestra sobre as DST/Aids e câncer de colo de útero, com a secretária adjunta de saúde de Quixaba, Sandra Maria Alves, que falou sobre a importância da vacina contra o HPV e as consequências para quem contrai o vírus, tirando assim a ansiedade que cercava as adolescentes.

A vacinação, cuja segunda dose está agendada pelo Ministério da Saúde para 11 de setembro próximo, foi aplicada por Sandra Maria, pela técnica vacinadora Fabiana candeia e estagiários do 9º período de Enfermagem das FIP – Faculdades Integradas de Patos.


Casa própria

A Prefeitura de Quixaba, na sua política de acabar com o déficit habitacional no município, fez a entrega na última sexta-feira, 07, de mais 40 novas casas populares, às famílias de baixa renda e que não tinham habitação própria.

Reforma e construção de Unidade de Saúde e Creche Modelo

Três importantes obras estão sendo executadas pela administração municipal. A creche Modelo, que irá atender em tempo integral 150 crianças, uma das grandes conquistas sociais de Quixaba, por oferecer mais qualidade de vida às crianças, seja na educação, na parte nutricional, como também favorecerá às mães que poderão exercer atividades produtivas, ajudando na renda familiar.

Na área da saúde acontece a construção de uma nova unidade de saúde e a reforma da atual, já em finalização, a qual oferecerá melhor qualidade no atendimento, com climatização, inclusão de novos serviços, a exemplo de clínica de fisioterapia. São recursos do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

A prevenção tem sido uma das marcas da gestão Julio Cesar. “Os recursos para saúde rendem muito mais quando se trabalha priorizando a prevenção, evitando que as pessoas adoeçam. Só com transporte de pacientes obtivemos significativa redução de gastos”, explica o prefeito Cesar, que mantém médico diariamente na cidade atendendo a todos que procuram a atenção primária, algo raro no Sertão, que tanto reclama da ausência desse profissional nos postos de saúde.  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog