Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 14 de março de 2014

Atlético-MG vence Univertário por 1x0


No dia em que completou 25 anos, Ederson sonhava com um gol e uma vitória para os torcedores do Atlético-PR. Quase conseguiu um, ajudou a conquistar outro. O Furacão venceu o Universitario-PER por 1 a 0, no estádio Monumental, e embolou o Grupo 1 da Taça Libertadores após as três primeiras rodadas. O atacante participou do lance do gol, chegou a comemorar como se ele fosse seu, mas quem empurrou mesmo a bola para as redes foi o zagueiro Duarte, marcando contra. O resultado, no entanto, foi o mesmo: festa rubro-negra em Lima.
A vitória levou o Furacão aos mesmos seis pontos de Vélez Sarsfield-ARG e do The Strongest-BOL, mas mantém a equipe na terceura colocação – perde no saldo de gols: tem zero, contra dois dos bolivianos e um dos argentinos. O time peruano segue sem pontuar, na lanterna e à espera de um milagre para conseguir a vaga.
O Atlético-PR agora tem dois jogos na VIla Capanema para fazer corretamente o dever de casa e seguir na briga por uma das duas vagas da chave nas oitavas de final. E o primeiro adversário é justamente o Universitario, na próxima quinta-feira, às 17h30m (de Brasília) – antes, com o time sub-23, recebe o Paraná Clube, às 18h30m de domingo, no Ecoestádio Janguito Malucelli, pelas quartas de final do Campeonato Paranaense.
Tudo igual: estratégias e placar
Com a necessidade da vitória, Atlético-PR e Universitario adotaram a mesma estratégia: deixavam um jogador como referência no ataque (Ederson e Ruidíaz, respectivamente) e apostavam nas jogadas em velocidade pelos lados – principalmente pela direita. O Furacão tinha Marcelo e Bruno Mendes, e os donos da casa, Olascuaga e Sebastián Luna. Com os mesmos desenhos táticos, também fizeram um primeiro tempo equilibrado.

Luna, o mais perigoso do time peruano, teve três chances claras. Chutou duas para fora e parou em Weverton na outra. O Atlético-PR arriscava mais, mas sem direção. Na melhor oportunidade, Douglas Coutinho cruzou, e Bruno Mendes, com o gol vazio, errou o alvo. Ederson, Deivid e Mirabaje, em tentativas da entrada da área, também pecaram na pontaria. Antes do intervalo, o técnico Miguel Ángel Portugal promoveu a primeira mudança: tirou Deivid, que já tinha amarelo, e colocou João Paulo. Mas a etapa inicial ficou mesmo no 0 a 0.​
Ederson fica no quase quando o Furacão abre o placar
A La U voltou com duas mudanças: Olascuaga e Ángel Romero saíram para as entradas de Seco-Vértiz e Vargas, respectivamente. Mas o jogo não mudou. Continuou aberto, lá e cá, com os dois times tendo dificuldades para acertar o alvo. Sueliton, em cobrança de falta, passou perto. Edwin Gomez recebeu livre, partiu em direção ao gol e, no momento da finalização, viu Natanael fazer o corte para salvar os visitantes. Para tentar dar novo gás ao time, Miguel Ángel Portugal trocou Bruno Mendes por Felipe.

O jogo seguia equilibrado. Até que, aos 21 minutos, a bola levantada na área por Sueliton tinha endereço certo: Ederson aguardava para mandar para o gol. O zagueiro Duarte atrapalhou apenas a festa do aniversariante, não do Furacão, ao se antecipar e marcar contra na tentativa de afastar o perigo: 1 a 0. O Universitario partiu para a pressão nos últimos minutos, mas sem sucesso. Weverton, Ederson e companhia conseguiram segurar o resultado e garantir a primeira vitória do time titular fora de casa na temporada.
Globo Esporte

Nenhum comentário:

Arquivo do blog