Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 11 de março de 2014

Centro de Referência de Atendimento à Mulher é entregue em Patos nesta terça-feira




Prefeita Francisca Motta

A prefeita de Patos-PB, Francisca Motta, entrega na tarde desta terça-feira 11, às 17h, o CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher, importante instrumento de apoio ao público feminino, localizado no Bairro Liberdade, ao lado do Sesc Ler.

As mulheres terão um espaço climatizado, serviços de assistência social, psicologia, advocacia, onde receberão muitas informações sobre assuntos diversos de seu interesse, a exemplo de violência, direitos beneficiários, programas oferecidos pelo município, um carro para transportá-las, dentre outros.

Francisca Motta disse estar muito feliz pelo pioneirismo dessa ação no Sertão e pela possibilidade das mulheres terem um espaço em que poderão usufruir de diversos serviços e convidou a todos para a inauguração. “Estamos aqui prestando contas enquanto gestores. Queremos a presença não apenas das mulheres, mas de seus esposos, namorados para que conheçam e saibam como as mulheres serão tratadas no CRAM”, enfatizou.

O anúncio da inauguração do CRAM aconteceu na manhã de hoje na Praça Getúlio Vargas, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8. Além de um café da manhã, diversos serviços foram oferecidos, a exemplo de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, informações do INSS. Também foram levadas à Praça campanhas contra o machismo, a violência contra a mulher, DST/Aids, Hepetites B e C e distribuição de preservativos.

A secretaria executiva da mulher, Joana D’arc destacou o evento desta manhã como forma de conscientização das mulheres no tocante aos seus direitos, tipo jornada de trabalho, o tratamento diferenciado com os homens no tocante à desigualdade salarial, a luta para que a mulher ocupe mais cargos, seja na política, economia, em todos os setores.

Falou sobre os avanços da Lei Maria da Penha, um marco da mulher na luta contra a violência que ela sofre, mas frisou que precisa de aperfeiçoamento, juntamente com o Código Penal, para que o agressor possa sentir o maior rigor da lei.

Sobre o CRAM, disse que a mulher vítima de violência terá a oportunidade, dependendo da situação,, de ser transferida para um grande centro para passar uma temporada, com acolhida, longe do seu agressor. Em relação à mulher vítima de estupro em Patos no último domingo, disse que foi instaurado inquérito, a Secretaria Executiva da Mulher está acompanhando o caso e ela passa a ter toda a assistência social, de psicologia e advogado do CRAM.

“Falamos com ela e sua família sobre o acompanhamento bem mais aproximado que daremos. Foi um crime hediondo de extrema violência praticado em nosso município. Pedimos para quem tiver alguma informação sobre os agressores para denunciar, de forma anônima se não quiser se identificar. Basta ligar para o 180 ou 190 para que possamos colocar nas grades esses criminosos, desabafou Joana.


O CRAM já tem parceria com as Faculdades Integradas de Patos, buscando ampliá-la com o Poder Judiciário e com o Governo do Estado.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog