Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 28 de março de 2014

Diocese de Patos promove debate sobre Tráfico Humano


Em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2014,  que trata do Tráfico Humano no Brasil,  a Diocese de Patos  promove neste dia 29 de março, através das Rádios Espinharas AM e FM, um debate cujo objetivo é dialogar com a sociedade em geral e com autoridades especialistas no assunto, sobre essa vergonhosa e desafiadora realidade. O referido debate acontecerá no período das 12 às 14h.

Em mensagem enviada à CNBB sobre o tema da Campanha da Fraternidade o Papa Francisco afirmou:  “não é possível ficar impassível, sabendo que seres humanos são tratados como mercadoria”. O papa lembrou ainda em sua mensagem que crianças são traficadas para a remoção de órgãos, mulheres submetidas à exploração sexual e trabalhadores mantidos em condição de escravidão.

Durante o lançamento da Campanha, no último dia 05, em Brasília, Dom Leonardo Steiner, representante da CNBB afirmou que essa realidade de Tráfico Humano  viola a dignidade das pessoas a ele submetidas e que a prática é fruto da sociedade em que vivemos. “Queremos com a campanha identificar essa realidade e, junto com o Estado, realizar este trabalho para que as pessoas deixem de ser exploradas”, exortou. “O tráfico de pessoas é fruto da cultura em que vivemos, atualmente quase nos habituamos ao sofrimento do outro e é preciso se compadecer pelas pessoas traficadas”, disse.

A metodologia constará de uma “mesa-redonda”,  cuja abertura será feita por Dom Eraldo Bispo da Silva. Os debatedores convidados serão o Doutor Antônio Glautter de Moraes delegado da Polícia Federal em Patos, a Professora Sônia Correia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos e o Deputado Luiz Couto Vice-presidente da CPI do Tráfico Humano, em tramitação no Congresso Nacional.

Além dos debatedores, várias autoridades civis, militares e religiosas foram convidadas para se fazerem presentes no auditório, com direito a contribuições durante o debate, através de perguntas, informações ou sugestões. Uma outra oportunidade de  diálogo com a sociedade será através dos telefones  3421-3791 e 3421-3792 ou pelo facebook  da Rádio Espinharas.
José de Anchieta de Assis – Pascom Diocesana

Nenhum comentário:

Arquivo do blog