Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 14 de março de 2014

Legislativo autoriza Prefeitura a contrair empréstimo de R$ 14,4 milhões

Diogo Medeiros pediu redutor de velocidade para Santa Gertrudes

Nadi fez novamente duras críticas à direção do Hospital Regional

Inácio de Gelo comentou a situação da Praça Coração do Jatobá

Os vereadores de Patos receberam nesta quinta-feira, em reunião com o secretário adjunto de Infraestrutura do município, Marcones Santos, a resposta que aguardavam do Executivo, ou seja, nomes das ruas que seriam agraciadas com obras de calçamento em paralelepípedo. A transparência foi fundamental para que eles aprovassem em 1ª e 2ª votação projeto enviado na última terça-feira pela prefeita Francisca Motta, solicitando autorização para o município contrair empréstimo junto á Caixa Econômica no valor de R$ 14,4 milhões.

O dinheiro permitirá que mais de 100 ruas sejam calçadas. Francisca Motta já está em João Pessoa para agilizar os trâmites do projeto com a Caixa, cujo limite para apresentação da documentação expira no próximo dia 20.

Jornada de 30 horas para a enfermagem

A presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadi Gerlane Rodrigues, conclamou a todos a participarem nesta sexta-feira 14 de uma manifestação pró-jornada de trabalho com carga horária de 30 horas semanais, hoje são 40, para o pessoal da enfermagem. A caminhada acontecerá pela manhã com saída da Praça Edivaldo mota à Getúlio Vargas.

Nadi voltou a criticar durante a direção do Hospital Regional de Patos, não apenas por ter cortado o lanche dos funcionários, como citou o colega Fernando Jucá, mas também, segundo ela, pela falta da alimentação especializada da terapia nutricional, fornecida a pacientes de UTI, medicamentos no Cedemex - Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional, em que é preciso se recorrer ao Ministério Público para que o paciente seja atendido em sua necessidade. Lamentou que os funcionários estejam sendo obrigados a usar um só copo descartável durante o mês.

O médico e vereador, Fernando Jucá, que levou à Câmara a queixa dos servidores do Hospital Regional de Patos, pediu a compreensão do seu diretor, Adilson Albuquerque, que reveja a decisão e o lanche volte a ser servido, já que “é humanamente impossível um funcionar tirar plantão de 24 horas com apenas três refeições”, acrescentou Jucá.

Dentre as proposituras apresentadas pelo Fernando Jucá nesta quinta 13 está a solicitação de uma audiência pública para discutir a volta da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão do jornalista, direito este caçado pelo TSF em 2009, mas que tramita no Congresso uma PEC, que vem recebendo total atenção e pressão de entidades como a Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas.

Jucá lembrou da importância desse profissional na sociedade e o vereador Maurício Alves, que hoje pediu também um audiência para discutir a construção do Campus Patos, UFPB, enfatizou que o jornalista que passa quatro, cinco anos numa Universidade par ser diplomado precisa de maior respeito.

Coração do Jatobá

Marcada por vários atos de violência, a Praça Coração do Jatobá foi algo também ficou no centro das discussões por alguns instantes. O local, em frente ao CSU, construído como praça da alimentação para brigar comerciantes que vendiam lanches nas calçadas, atendendo assim determinação do MP para que o governo, na época Dinaldo Wanderley resolvesse o problema, hoje seus quiosques não cumprem mais a função, sendo alvo de críticas.

Inácio de gelo lembrou a época em que o CSU desenvolvia muitas atividades sociais, culturais, esportivas e que o ideal para a Praça da Alimentação seria a instalação de uma delegacia distrital, ou mesmo uma Academia de Saúde, como também uma pista de skate, como sugeri o vereador Jardelson Pereira, em que a população possa ter algum tipo de benefício.

Maurício Alves, líder do governo na Câmara, pediu uma audiência pública para que a sociedade discuta a implantação do Campus da UEPB em Patos, falando de sua importância para o ensino superior.

O vereador Antônio Nascimento fez pedidos à Secretária de Agricultura do município a perfuração de um poço artesiano na comunidade rural Poço Cercado, próximo à Barragem da Farinha.

Diogo Medeiros, dentre seus requerimentos, pediu a instalação de um redutor de velocidade no Distrito Santa Gertrudes, alegando o perigo que vive a população da localidade de acidentes decorrentes da alta velocidade desenvolvida pelos veículos que por ali passam.

Marcos Eugênio



Nenhum comentário:

Arquivo do blog