Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 15 de abril de 2014

Agentes de endemias de Patos recolhem pneus e combatem focos do mosquito da Dengue



Agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, retomaram nesta segunda-feira (14), o trabalho de recolhimento de pneus em borracharias e áreas públicas em diversas regiões da cidade. A iniciativa é mais um reforço no trabalho de eliminação dos focos do mosquito da dengue (Aedes Aegypti).

De acordo com o agente de endemias, De Medeiros, o período de chuvas requer uma atenção maior em relação aos pneus que se encontram em locais descobertos. Ele garante que já no primeiro dia recolheu mais de 100 pneus, sendo que desses, 40 apresentavam focos do mosquito Aedes Aegypti.

“Além desse recolhimento, também estamos orientando os donos de borracharias para que procurem colocar os pneus em locais cobertos, protegidos da chuva. Segundo pesquisas já realizadas, os pneus são os maiores criadores do mosquito transmissor da dengue. Por isso, quando detectamos algum foco, de imediato aplicamos o inseticida residual nos pneus e no local onde estão armazenados. A visita às borracharias e oficinas recebem a nossa visita a cada quinze dias”, explicou o agente.

A visita dos agentes de endemias às residências continua sendo feita a cada dois meses. Além do recolhimento de pneus, aplicação de inseticida residual, os agentes ainda estão realizando o tratamento ultra baixo volume (UBV), que realiza o trabalho semelhante ao carro fumacê, sendo que em proporção menor.

A sede da Vigilância Ambiental fica localizada ao lado da praça Edivaldo Motta, no Centro de Patos-PB, O número para contato é (83) 8780-4884.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog