Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 8 de abril de 2014

Corpo de Bombeiros de Patos treina brigadistas da Maternidade Dr. Peregrino Filho



Treinamento da Brigada de Incêndio começou nesta  segunda-feira (07) e inclui aulas teóricas e práticas

A partir da próxima semana, quando forem concluídos os treinamentos de formação dos brigadistas da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, a unidade de saúde que é referência no atendimento à mulher também será reconhecida na área de segurança. Isto porque, 30 profissionais da maternidade que integram a Brigada de Incêndio estão participando de um treinamento para poder atuar, com agilidade, eficiência e rapidez, em situações que requeiram noções de primeiros socorros e de como proceder em casos de emergências com incêndios. O treinamento está sendo  ministrado pelos subtenentes Rômulo Menezes Gomes, Francisco da Silva Santos e Aldeman Mariano da Silva, do Corpo de Bombeiros da cidade.

 Para um melhor aproveitamento das aulas, a turma de 30 profissionais foi dividida com 15 brigadistas cada uma. A primeira turma participa dos treinamentos nesta segunda (07), terça (08) e quarta-feira (09) e a segunda turma na próxima semana, nos dias 14,15 e 16. O curso, que inclui aulas teóricas e práticas, está sendo realizado nas próprias instalações da maternidade e cada setor é representado por dois profissionais.

O conteúdo do curso inclui noções básicas para o combate a incêndios, como utilizar e diferenciar os extintores, as classes e tipos de incêndios, identificação de saídas de emergência, noções sobre  iluminação estratégica e primeiros socorros e ainda procedimentos em casos de emergências clínicas, tipo fraturas, hemorragias, ressuscitação cardiopulmonar, queimaduras, dentre outras situações causadas, inclusive, por incêndios. Na parte prática, os brigadistas aprenderão a usar corretamente o extintor e a conter e apagar incêndios de pequena proporção, num local reservado para a simulação de incêndio, além de realizarem simulações de resgate.

“O objetivo do curso de Brigada de Incêndio é oferecer maior segurança no âmbito hospitalar ao ter uma equipe treinada para atuar em situações que dizem respeito à ação da brigada”, explica o diretor da Maternidade, Dr. Paulo Sérgio Athayde. O curso de brigadistas também cumpre normas técnicas da ABTN. “Estamos montando nossa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e a Brigada de incêndios funcionará dentro dela. Mas, vale lembrar que a Brigada não substitui a ação do Corpo de Bombeiros nos casos de incêndios, mas vai auxiliar, se necessário, no combate ao princípio desse tipo de ocorrência na unidade”, adiantou o superintendente Executivo do Instituto Gerir, que administra a maternidade, Edsamuel Araújo.

A Maternidade Dr. Peregrino Filho pertence à rede estadual de saúde e é administrado pelo Instituto Gerir, que também responde pela administração do Hospital Geral de Taperoá.

News - Assessoria & Comunicação

Nenhum comentário:

Arquivo do blog