Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 8 de abril de 2014

Cresce em 17% número de óbitos de vítimas de câncer na Paraíba



Este ano já faleceram 486 pessoas vítimas de câncer na Paraíba. Os números cresceram 17% em relação ao mesmo período de 2013. Isso dá uma média de cinco óbitos por dia. Os dados são preocupantes e o grupo Amigas Viva a Vida, de Patos, que existe há sete anos lutando em prol dos pacientes com câncer, intensifica sua mobilização neste 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Desde ontem o grupo participa de debates na mídia televisiva e hoje em emissoras de rádio, levando depoimentos, trabalho preventivo e discutindo e cobrando melhorias para a saúde pública.

“A gente faz um alerta sobre a importância da prevenção. O diagnóstico precoce é algo essencial para diminuir a agressividade, o sofrimento do tratamento e até curar as pessoas desse mal”, comentou Gerúsia Delfino, do Amigas Vida a Vida.

Ela fala da Casa de Apoio aos portadores de câncer em Patos,  que deverá ser inaugurada em breve, do acompanhamento das obras de construção da Unidade de Oncologia, que será referência do Sertão Nordestino no tratamento de câncer, sendo essas duas das principais lutas do grupo, além das ações preventivas.


O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, responde por 423 mil internações, 1,6 milhão de consultas ambulatoriais em oncologia, 128 mil pacientes em quimioterapia e 98 mil em radioterapia ambulatorial, na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), no país.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog