Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Duzentas crianças e adolescentes de Patos devem receber aulas de futebol e cidadania








Marcos Eugênio

Duzentas crianças de 8 a 10 anos e adolescentes de 13 a 17 são o alvos de um novo projeto, “Meu Presente é ter Futuro”, lançado ontem pela Prefeitura Municipal de Patos na noite desta quarta-feira 09 no Estádio Municipal José Cavalcanti. “Não estamos preocupados em formar craques e sim homens. Este é o principal objetivo dessa iniciativa”, explicou Antônio Marques, secretário adjunto de Cultura, Turismo e Esportes.

A solenidade contou com a presença da prefeita Francisca Motta, professores de Educação Física, donos de escolinhas de futebol, presidente da Câmara Municipal, Nadi Gerlane, o diretor do Nacional, João Grilo, representantes da Segurança Pública, secretária de Assistência Social do município, Helena Wanderley, pais de alunos e muitas crianças e jovens.

Na ocasião houve a entrega de material esportivo, kit de camisa, calção, chuteira, meião e bolas. O projeto pretende chegar a um número de mil crianças e adolescentes assistidas, seja da rede municipal, sejam das escolinhas particulares, não apenas com aulas de futebol, que acontecerão nos campos de pelada e no José Cavalcanti. Elas participaram de diversas palestras por profissionais como psicólogos, pessoal do Corpo de Bombeiros, Samu, Tiro de Guerra, PM, médicos, dentre outros.

Francisca Motta enalteceu o projeto, cujos recursos para mantê-lo sairão da Secretaria de Educação. “A gente precisa fazer a prevenção, evitar que tantas crianças, jovens se envolvam com as drogas, com a criminalidade, e o esporte, o lazer, acompanhados de muitas orientações, maior participação dos pais, torna-se importante ferramenta nessa direção.

Francisca lembrou que sua administração tem um olhar especial para o esporte, citando a ampliação das academias de saúde nas praças, a recuperação e reativação dos campos de peladas, mas que a maior preocupação é na atenção à criança, que precisa de atenção especial no seu desenvolvimento. Para ela o projeto fará uma diferença muito grande e pode também revelar talentos para o futebol patoense, como já fez em outras épocas.

Marcos Nascimento, que coordena o “Meu Presente é ter Futuro”, explicou que um dos objetivos é aproveitar o tempo livre das crianças, as horas vagas de seus estudos, com lazer, esporte diminuindo assim a vulnerabilidade social. O projeto também terá um acompanhamento do rendimento escolar dos alunos pelo pessoal da Secretaria de Educação.

Essa iniciativa, que surgiu a partir de outro projeto, Viva Vôlei, adotado pela Unesco, Pode chegar a tender até mil crianças e adolescentes, segundo previsões da Prefeitura. Nesta fase inicial, além das escolas municipais, seis escolinhas particulares de futebol estão recebendo material esportivo para seu trabalhar seu alunado. Outras que quiserem participar devem preencher um cadastro na Secretaria de Educação.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog