Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Feira do Empreendedor discute sustentabilidade nos pequenos negócios


Adotar práticas sustentáveis colaboram com o meio ambiente, trazem lucro para as empresas e ainda pode ser uma boa oportunidade de negócio

Ações simples podem mudar o dia a dia de uma empresa, sua responsabilidade ambiental e ainda aumentar o seu lucro. Iniciativas fáceis, como a coleta seletiva do lixo, o uso de lâmpadas fluorescentes ou de led, o controle do consumo de papel, de água e de energia, por exemplo, contribuem para uma sociedade mais sustentável, podem diminuir custos e gerar lucro para empresas. Na Paraíba, esse tema estará em pauta durante a Feira do Empreendedor 2014, entre os dias 15 e 18 de maio, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa.

O tema sustentabilidade nos pequenos negócios estará presente em diversas atividades realizadas durante a Feira. No dia 17, será realizado o Seminário “Práticas Sustentáveis que fazem a diferença”, com a participação de Rita Patussi, engenheira civil, com especialidade em Gestão de Responsabilidade Social e Preservação e Conservação de Patrimônio Histórico Cultural. Ela irá debater o tema “Desafios e benefícios que a gestão de responsabilidade social propicia às micro e pequenas empresas”.

Avaliadora do MPE Brasil (Prêmio de Competitividade para Micro e Pequena Empresa) na categoria Responsabilidade Social e voluntária no Fórum Temático de Responsabilidade Social – Agenda 2020 (Agência Pólo /RS), a palestrante vai mostrar como se planeja e se estrutura esse viés da gestão, além da importância da identificação do cenário interno e externo, ações já existentes, desafios e oportunidades.

O Seminário vai contar ainda com um painel temático que irá apresentar três casos de sucesso de empresas que tem a sustentabilidade como negócio. “O painel será uma excelente oportunidade para que os empresários conheçam de perto as iniciativas de sustentabilidade adotadas por empresas de várias regiões do país”, destacou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Socorro Vasconcelos, responsável pelo Seminário.

Esta é a sexta edição da Feira do Empreendedor na Paraíba e terá como tema “O empreendedorismo que transforma”. “Muitas pessoas já possuem características empreendedoras, mas é preciso aperfeiçoar e desenvolver. Para o empresário se diferenciar, ele precisa entender do próprio negócio, da sua gestão e o do impacto dela na sociedade. A Feira do Empreendedor é um espaço de oportunidades para essas pessoas, com palestras, oficinas, atendimentos e exposições”, afirmou o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

Toda a programação da Feira do Empreendedor Paraíba é gratuita, mas é preciso se inscrever previamente. Os interessados em participar do Seminário devem ser inscrever a partir do dia 15 de abril no sitewww.feiradoempreendedorpb.com.br. Serão oferecidas 200 vagas. A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae Paraíba e Governo do Estado e tem como patrocinadores o Banco do Nordeste, a Fiep, Correios e Vivo.

Centro Sebrae de Sustentabilidade terá stand na Feira
O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSC) terá um estande montado na Feira do Empreendedor da Paraíba. No local, empresários e visitantes poderão conhecer de perto as práticas em sustentabilidade, aplicadas às micro e pequenas empresas, oferecidas e desenvolvidas pelo CSC em Cuiabá (MT).

No estande do Centro, será possível obter diversas informações sobre ações sustentáveis, que vão do uso e reúso da água e reciclagem de materiais até a busca de eficiência energética e gestão de resíduos sólidos, entre outras. Os visitantes da Feira também poderão conhecer vídeos de casos de sucesso de micro e pequenas empresas que aplicam o conceito de sustentabilidade, além da ferramenta Sebraetec e a roda sustentável, onde é possível dar opiniões e sugestões.

Sediado em Cuibá (MT), o Centro Sebrae de Sustentabilidade tem a missão de prospectar, gerar e disseminar conhecimentos e práticas em sustentabilidade, aplicadas as micro e pequenas empresas, para apoiar o atendimento de mais de 700 postos da instituição, distribuídos pelo país. O centro corrobora para que milhares de pequenos negócios possam aproveitar as oportunidades emergentes do novo conceito e também se tornarem sustentáveis. Para o Sebrae, sustentabilidade representa oportunidade, ganho de competitividade e inovação.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Nenhum comentário:

Arquivo do blog