Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Procissão dos Homens é destaque em exposição no Centro de Cultura


Com a chegada da Semana Santa, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes do município de Patos está realizando, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, uma exposição sobre a tradicional Procissão dos Homens que este ano completa 60 anos de realização e é evento religioso único do país.

Na tarde desta quarta-feira, 16, alunos do 6° ao 9° ano, da Escola Municipal Professor Oliveira, estiveram prestigiando a exposição e aprendendo um pouco mais sobre a história e a religiosidade local. “É muito importante que nossas crianças tenham contato com a história de sua terra, porque essa também é a história delas. É preciso que a escola tenha esse compromisso de levar esses conhecimentos, essas informações para que elas não se percam com o passar dos tempos, e para que nossos alunos tenham um referencial histórico-cultural, que saibam que faz parte da vida do seu povo,” destacou a professora de artes, Milena Moisés.

O secretário de cultura, turismo e esportes de Patos, Romildo Sousa, ressaltou o valor histórico e religioso que a Procissão dos Homens tem para a cidade. “Nós da secretaria de cultura temos sempre cultivado os frutos e os fatos ilustres de nossa cidade, que fizeram e fazem parte da nossa história. Sendo assim, desde o inicio da semana estamos aqui com a exposição da Procissão dos Homens, onde fazemos um resgate da memória deste evento tão especial por meio de fotografias. Estamos na Semana Santa, num momento de reflexão, e essa exposição traz a fé de um povo, suas crenças, suas práticas religiosas e isso é muito importante,” relatou.

A exposição também será aberta para visitação na noite desta quinta-feira, 17, a partir das 21h, já que é o dia em que acontece a procissão. “Organizamos para os fiéis um momento de conhecimento e de contato com as memórias do evento. Além de toda essa retrospectiva fotográfica faremos também a exibição de um vídeo com imagens de diversos momentos destes 60 anos de história,” revelou o secretário.

Todos os anos a procissão dos homens acontece na noite da Quinta-feira Santa, reúne fiéis de diversas localidades percorrendo a principal avenida da cidade, saindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em direção à Catedral de Nossa Senhora Daguia.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog