Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 8 de abril de 2014

Técnicos da regulação de Campina Grande tiram dúvidas de secretários do Sertão






Aconteceu nesta terça-feira, 08, no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, mais uma reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão. O encontro teve participação de Luzia Marinho Pinto, diretora de Planejamento e Regulação e Glauci  Adjunto, gerente de Regulação, do Município de Campina Grande.

Elas atenderam ao pedido da CIRs para que viessem a Patos e tirassem dúvidas, fornecessem esclarecimentos sobe a marcação de consultas pactuadas pelos municípios sertanejos. O gerente da 6ª GRS, José Leudo de farias, considerou oportuna a vinda das técnicas da secretaria de Saúde de Campina Grande, que puderam tirar as dúvidas de cada gestor e estes apresentarem suas queixas e fazer cobranças em relação à regulação de exames, cirurgias.

“No final houve muita cordialidade e o comprometimento do pessoal de Campina de retornar no próximo mês de junho para colocar em pauta o que foi decidido, resolvido a partir dessa visita a Patos. Também vamos insistir para que a regulação de João Pessoa venha participar da reunião da CIRs, para que possa agir da mesma forma como fizeram os técnicos de Campina”, comentou Leudo.

Dentre as principais queixas apresentadas pelos gestores municipais de saúde da regional Patos às técnicas de Campina Grande foi em relação às falhas de comunicação, número reduzido de marcação de exames, deficiência na oferta de cirurgias eletivas, dentre outros.
O gerente regional de saúde enfatizou na reunião que os municípios precisam se fortalecer, já que tem recursos, há os consórcios de saúde, os municípios maiores podem abrir serviços e atender a demanda. Leudo diz que não faz sentido um paciente viajar 200 Km para fazer uma ultrassonografia, um raio X. “Há um desconforto para os paciente e desperdício de dinheiro com transporte, diárias de funcionários. Os municípios precisam melhorar sua infraestrutura, realizar consórcios que venham a melhorar o acesso da população aos seus serviços”, acrescentou.

Luzia Marinho Pinto, da regulação de consultas de Campina Grande, explicou que o maior problema vivido pelos município que têm referência em determinados serviços com Campina Grande  e que o programa que aquela Secretaria de Saúde trabalha, só marca e não faz a regulação, como também a falta de conhecimento sobre a pactuação.

A ação de atravessadores, que conseguem agendar exames, cirurgias sem passar pelas secretarias municipais de saúde, tentando ganhar dinheiro ou prestígio político, é algo que a gestão de Saúde de Campina Grande tenta acabar desde janeiro deste ano, segundo Luzia. Ela diz que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas para que fatos dessa natureza não se repitam.

O presidente do Cons elho Municipal de Saúde, João Bosco, acompanhado da coordenadora do CEREST Municipal, informou sobre a Conferência do Cerest, previsto para ocorrer nos dias 09 a 10 do próximo mês na cidade de Patos, quando deverão participar cerca de 230 delegados, os quais vão discutir a saúde do trabalhador.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog