Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 14 de abril de 2014

UBS Osman Ayres atende cerca de 590 famílias em Patos


As Unidades Básicas de Saúde (UBS), são sistemas de saúde criados para facilitar o tratamento dos pacientes e desafogar o pronto-socorro dos hospitais. Em Patos, as Unidades Básicas de Saúde disponibilizam serviços e atendimentos voltados para diversos públicos, a exemplo crianças, grávidas, hipertensos, diabéticos, entre outros.

Na UBS Osman Ayres, localizada no bairro Santo Antônio, na cidade de Patos-PB, os serviços continuam gerando bons resultados na qualidade de vida de cerca de 590 famílias cadastradas, como informa a enfermeira Anayde Celma Marcelino.

“Trabalhamos com um cronograma que divide as tarefas entre as equipes de profissionais, embora executemos as ações de forma integrada. A exemplo disso, temos o dia da puericultura e do acompanhamento à gestante. Na puericultura nós realizamos o peso e medida da criança como forma de acompanhar o desenvolvimento dela, assim como repassamos algumas orientações quanto à alimentação. Então, essa relação com a criança já acontece desde o início do pré-natal da mãe, quando passamos a acompanhar o período de gestação”, explicou.

A enfermeira Anayde Celma ainda destacou o Hiperdia, voltado para as pessoas com hipertensão e diabetes. “Nesses dias acontece uma grande presença da população, que inclusive quero parabenizá-la pela busca aos nossos atendimentos”, comentou Celma.

A senhora Maria de Fátima Cosme, usuária da UBS Osman Ayres, disse que é hipertensa e que está sendo acompanhada pelos profissionais de saúde. “Além do atendimento prestado a nós hipertensos, já presenciei várias vezes outras pessoas serem atendidas em alguns casos que exigem urgência. Considero de muita qualidade o atendimento dessa unidade”, destacou.

A médica Maria do Socorro Sarmento, fala sobre a importância do bom atendimento aos usuários nas unidades básicas de saúde. “A grande importância de atendermos bem e com rapidez, é ver a satisfação das pessoas que vêm a nossa procura. Fazemos de tudo para atendermos todos aqui, seja o caso que for. Muitas vezes chegamos a evitar que muitos casos sejam direcionados para o hospital, ou seja, o que possível fazer pelo paciente, nós fazemos”, afirmou Sarmento. 

Ana Vitória, outra usuária da UBS, relatou que seu filho pequeno é acompanhado pelo serviço de puericultura, com a consulta mensal onde é avaliado desenvolvimento dele. Quando necessário, ela disse que também procura o atendimento para si própria, e que sempre tem sido bem assistida.

Confira os principais Serviços e Programas desenvolvidos nas UBS:

- Puericultura / atendimento às crianças
- Atendimento geral
- Saúde do Homem
- Hiperdia (hipertensos e diabéticos)
- Pré-natal / Planejamento familiar
- Saúde da Mulher
- Preventivo
- Visita domiciliar
- Programa Saúde na Escola (PSE)
- Saúde Mental (receita controlada)

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog