Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Vereadores consideram homilia de Dom Eraldo ríspida e pedem respeito ao Legislativo

Inácio de Gelo. Arquivo pbnoticias.com

A homilia do bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, no último domingo, de Ramos, abriu feridas nos poderes públicos do município, que se sentiram na obrigação de oferecer respostas às palavras consideradas agressivas do Pastor. Primeiro foi a prefeita Francisca Motta, que apresentou as ações que a administração municipal vem realizando para melhorar a qualidade de vida da população, questionada por Dom Eraldo, que cobrou ações das três esferas, municipal, estadual e federal.

Na sessão desta terça-feira 15 alguns vereadores rebateram veementemente o líder religioso. Outros evitaram a polêmica. “Há grande descrédito na política brasileira, muitos casos de corrupção no governo federal, que também aponta as falcatruas dos outros partidos. Mas nem por isso ele pode generalizar. Vossa Excelência, Senhor Bispo, errou ao colocar todos nós numa mesma vala. Condicionou essa Casa de cachorrada. O Senhor tem que ter no mínimo a dignidade de no Sábado de Aleluia pedir perdão, que é um ensinamento cristão”, falou o vereador Fernando Jucá (PT).

Inácio de Gelo disse que Dom Eraldo perdeu seu controle, sua razão ao falar da Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Enalteceu o papel do vereador, que vive lutando para solucionar os problemas da comunidade. O edil elevou o tom de suas críticas ao Bispo de Patos e pediu-lhe humildade no tratamento do povo cristão. Citando trecho do discurso de Dom Eraldo no Domingo de Ramos quando chamou de verdadeira “cachorrada” os debates promovidos na Câmara Municipal, Inácio disse que em Patos nunca se batizou um cachorro, que todos os 13 vereadores são cristãos.

Para o vereador Ivanes Lacerda (PSDB) o bispo foi infeliz no seu pronunciamento, principalmente por não ser o momento oportuno, durante uma celebração. Disse que toda instituição possui seus pecados e citou erros cometidos ao longo da história pela Igreja Católica, como a Santa Inquisição, apoio ao Holocausto, às ditaduras no Brasil.

“Senti-me atingido pela homilia do bispo. Não me sinto cachorro, jamais tratei um colega de corno, como também não fui tratado dessa forma. Acredito que Dom Eraldo se arrependeu do que falou e pediu perdão a Deus”, disse Ivanes.

Inácio de Gelo reclamou da buraqueira existente nas ruas não calçadas no Bairro Jatobá, um tormento para a população, para os condutores de veículos. Outro problema por ele citado foi em relação às galerias, que continuam sem conserto. “Não se pode culpar a chuva e deixar que as ruas continuem intransitáveis”, comentou. Inácio fez críticas também à SSTrans pela liberação desenfreada, segundo suas palavras, de alvarás para taxistas no Jatobá, sem que haja consulta ao sindicato, à categoria. Falou também de perseguição aos taxistas pelos agentes de trânsito e que na cidade existe a indústria da multa aplicada pela Superintendência de Trânsito.

O vereador Sales Junior destacou a necessidade de intensificar os trabalhos de combate à dengue e criticou a empresa de transporte coletivo que não está querendo transportar alunos e pessoas de localidades distantes. “Muitos alunos do IFPB estão sendo prejudicados por que não conseguem pegar esse transporte, que se nega a atender parte da população patoense”, comentou.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog