Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Governo do Estado orienta agricultores de Quixaba sobre cultivo de pimenta



Uma alternativa para aumentar a renda de agricultores familiares está sendo colocada em prática pelo Governo do Estado, por intermédio da Emater Paraíba, no município de Quixaba, no Sertão. Nessa terça-feira (27), aconteceu o 1º Encontro entre Comunidades dos Produtores de Pimenta, na Escola Municipal Ioio Pereira, Comunidade Quixaba Velha.

O evento, que foi organizado e teve a mobilização da equipe de extensionistas da Unidade Operativa de Quixaba, Juviniano Belarmino, Celiane Meeiros e Ana Paula Leite, serviu para que os agricultores familiares tomassem conhecimento sobre os tratos culturais da pimenta e mercado para o produto.

Foram repassadas informações sobre a cultura da pimenta como, por exemplo, sua origem no Brasil, uso na culinária, benefícios para a saúde, os modos corretos de plantio, comercialização, variedades, entre outras. O evento promoveu o resgate da cultura local da pimenta, incentivando o aumento da produção e espaços ampliados de comercialização que fortalecerão a permanência dos agricultores no campo, como também autonomia econômica para as famílias assessoradas pela Emater Paraíba local.

Também houve distribuição de mudas de pimentas de variedades diferentes doadas pelo agricultor familiar Adalberto Medeiros, da Comunidade Preacas, para que os agricultores pudessem começar a cultivar essa variedade. Um novo encontro foi marcado para o mês de agosto, quando novamente será feita uma avaliação dos trabalhos e novas palestras.

Secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog