Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 13 de maio de 2014

Instituto dos Cegos da Paraíba celebra 70 anos de história com ação cidadã, festa e culto ecumênico



O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC) celebra, nesta semana, 70 anos de história, construída com a esperança de cada um dos mais de 11 mil deficientes visuais que encontraram na instituição as possibilidades para superar obstáculos e conquista seu espaço na sociedade. As comemorações terão início na próxima quarta-feira (14), com um Dia de Ação Cidadã, na sede do Instituto. Na quinta-feira (15), será realizada uma festa em comemoração aos 70 anos de fundação da Instituição, na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), no Bairro Altiplano, a partir das 19h00. Já na sexta-feira (16), será celebrado um Culto Ecumênico, com homenagens aos ex-presidentes da Instituição e às mães de alunos e usuários.

            O Instituto dos Cegos é uma Organização Não Governamental, de caráter filantrópico e assistencial, fundado pela Sra. Adalgisa Cunha, inspirada no Instituto Benjamin Constant (RJ). É a primeira escola para pessoas com deficiência visual criada na Paraíba e atende crianças, jovens e adultos.

No Instituto, os alunos/usuários recebem diversos atendimentos na área de reabilitação e educação, visando o exercício pleno de cidadania. Atualmente, 200 usuários/alunos são atendidos pela ONG, que conta com uma equipe multiprofissional, atendendo a diversas necessidades da clientela. 

“Temos muito o que comemorar, pois o Instituto foi e é fundamental na vida de milhares de pessoas. Só quem precisa realmente sabe a importância de ter onde procurar ajuda”, afirmou o presidente do ICPAC, José Antonio Ferreira Freire. Lembrando as muitas dificuldades financeiras que o Instituto vem passando nos últimos anos, o presidente e a vice-presidente do ICPAC, Ana Lúcia Leite Santos, enfatizaram a importância da sociedade ao longo de toda a história da instituição. “Cada doação que recebemos é fundamental para a continuidade do nosso trabalho. Só existimos graças aos muitos amigos que colaboram conosco, seja através do trabalho voluntário ou de contribuição financeira”, complementou Ana Lúcia.
Programação das comemorações alusivas ao aniversário do ICPAC:

Quarta-feira (14) - A partir das 08h00, ao longo de todo o dia, serão oferecidos serviços de Cidadania, Direitos e Saúde, na sede do ICPAC. Enquanto um clínico geral realizará atendimentos médicos, enfermeiros farão a verificação de pressão arterial e testes de glicemia, um odontólogo realizará trabalho preventivo com orientação e distribuição de kits relacionados a higiene bucal e uma fisioterapeuta promoverá oficina de educação postural, serviços que irão contribuir para uma melhoria na qualidade de vida dos atendidos.

            Pela manhã, o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Genésio Vieira, exemplo de vida e superação, único Procurador do Ministério da Fazenda que é cego, fará uma palestra sobre direitos da pessoa com deficiência.

            À tarde, o juiz Adeilson Nunes Melo também ministrará uma palestra sobre direitos da pessoa com deficiência e representantes do Procon estarão orientando sobre a legislação do consumidor.

            No local, haverá ainda um stand de vendas de produtos de tecnologia assistiva. Na ocasião, o empresário paulista Bruno Begoto, especialista em produtos acessíveis, fará uma palestra sobre os avanços tecnológicos na área.

 Quinta-feira (15) – A partir das 19h00, será realizada uma festa em comemoração aos 70 anos de fundação do ICPAC, na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), no Bairro Altiplano, tendo como atrações musicais Merlanio Maia e Banda, Forró Pezzado, Beto Melo e a participação do humorista Marcelo Piancó. Será cobrada uma taxa simbólica de R$ 10, a ser revertida para a manutenção do ICPAC.

Sexta-feira (16) – É o exato dia de fundação do ICPAC, quando será realizado um Culto Ecumênico, às 09h00, celebrado pelo Pastor Alexandre Miranda; Padre Egídio; Escritora/Palestrante Gizelda Carneiro Arnaud, da Federação Espírita da Paraíba, e Palestrante João C. Guedes, Diretor do Conselho de Assuntos Públicos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

            Na ocasião, serão realizadas homenagens aos ex-presidentes e mães de usuários/alunos do ICPAC. O encerramento será com uma apresentação musical feita por usuários/alunos do Instituto.
            Às 14h00, será anunciada e entregue a premiação do Concurso de Redação, que tem como Tema “História do ICPAC de 1944 aos dias atuais”. Às 15h00, será realizado um momento cultural, com apresentações musicais e danças protagonizadas por alunos do Instituto.

Formas de colaborar com o Instituto dos Cegos da Paraíba

O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha destina-se a prestar serviços de educação, assistência social, reabilitação visual e social, formação profissional e inclusão educacional, inserção no mercado de trabalho e, finalmente, a plena inclusão social das pessoas com cegueira ou com baixa visão.

Para isso, precisa contar com profissionais especializados, materiais didáticos pedagógicos e de reabilitação visual, além da manutenção do prédio. Atualmente, o ICPAC atende cerca de 200 usuários/alunos, entre crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual.

            Os interessados em colaborar para a manutenção do ICPAC, com contribuições financeiras mensais, esporádicas ou trabalho voluntário, podem entrar em contato através dos telefones (83) 3244-6220 / 3244-7264 / 8814-8540. Doações em dinheiro podem ser realizadas na conta 70575-6, agência 0011-6, Banco do Brasil.

O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha localiza-se na Av. Santa Catarina, n° 396, Bairro dos Estados, João Pessoa – PB.


Assessoria de Imprensa voluntária do ICPAC

Nenhum comentário:

Arquivo do blog