Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Jovens de sucesso nacional palestram para empreendedores patoenses














Por Marcos Eugênio

O Sebrae promoveu na noite desta quinta-feira 08 mais duas belas e incentivadoras palestras sobre empreendedorismo para o público de Patos, município localizado a 300 Km da capital João Pessoa. O Rodoshopping Edivaldo Mota recebeu um público animado e muito atendo para conhecer a história de sucesso de dois jovens, um paraibano, Beto Chaves, e outro cearense, Bráulio Bessa, destaques nacionais por suas idéias, suas histórias de vidas empreendedoras.

Foram duas horas de conhecimentos, de injeção de ânimo para quem já é empreendedor ou quem pensa ter seu próprio negócio. Beto Chaves foi o primeiro a contar sua trajetória de tentativas, desde pequeno, até alcançar seu espaço no mercado. Sonho é a palavra chave para se atingir, alcançar um nível de felicidade satisfatório. Sonho este que não pode deixar de ser renovado para que não ocorra comodismo, segundo a visão de Chaves.

Beto Chaves, natural de João Pessoa, só em 2012 proferiu 107 palestras em praticamente todos os estados brasileiros, dividindo palco com nomes a exemplo do técnico de vôlei Bernadinho, já tendo falado nessas suas apresentações já para mais de 50 mil pessoas. Fundador do Grupo Papo Arretado, espaço aberto à discussão sobre negócios, falou que eventos dessa natureza promovido pelo Sebrae na busca pela qualificação, de despertar o espírito empreendedor das pessoas é de grande importância.

“Ser empreendedor é uma atitude, é pensar sempre na frente, de querer resolver problemas da população com boas idéias. O Brasil, a Paraíba precisam cada vez mais de empreendedores. A gente luta, isso tem sido também o papel do Sebrae, de desenvolver esse lado arrojado, de iniciativas nas pessoas, para que fiquem cada vez menos dependente de favores políticos. Conclamo os jovens a isso. A educação e o empreendedorismo são as duas grandes armas para mudarmos a realidade desse país tão sofrido, mas de tanta gente talentosa”, enfatizou Beto, que junto com Bráulio percorrem o Brasil com o projeto ROAD Show, apresentando palestras motivacionais.

Explicou que hoje as coisas são mais fáceis. Em cinco minutos é possível abrir uma empresa no Sebrae, que suportes tecnológicos midiáticos está às mãos, como sites, as redes sociais, ferramentas que podem ser muito bem aproveitadas na divulgação e ampliação dos negócios.

Já Bráulio Bessa, jovem cearense de Santo Alto, tem uma história empreendedora parecida com a de Chaves e desde pequeno também inventava formas de ganhar dinheiro. Há pouco mais de um ano enveredou pelo campo motivacional, contando sua história de sucesso por onde passa. Criador do portal Nação Nordestina www.nacaonordestina.org que já possui quase um milhão de fãs, fundador da grife “Zé Filé”, estampando as tradições, costumes nordestinos, já enveredou por áreas como teatro, música e mídias sociais, que lhe ajudam a ganhar notoriedade nacional e até internacional, sendo alvo de matéria de publicação espanhola, dividindo espaço com talentos como Neymar Junior, uma das maiores referência do futebol brasileiro atual.

Em conversa com o pbnoticias.com, preservando bem seu sotaque e jeito nordestino de falar em todo lugar que ministra palestra, disse que seu portal naçãonordestina.org foi um divisor de águas em sua vida e do qual sobrevive hoje, com grandes marcas apoiando o projeto que vem lhe rendendo convites e mais convites para falar das riquezas culturais do Nordeste, dando ênfase na sua criatividade empreendedora. “No Nordeste as coisas são muito difíceis e ninguém apostaria que numa cidade tão pequena do Nordeste um grandioso projeto surgiria. Acreditei, vi o poder que a tecnologia tinha, minha criatividade e coragem de trabalhar e, graças a Deus, sou um cara muito feliz, realizei meu sonho, que era trabalhar com o que eu gosto”, disse Bráulio.  

Ambas palestras oferecidas na noite de ontem pelo Sebrae deixaram claro para o público presente que todos podem conseguir seus objetivos, se tiverem planejamento, conhecimento e garra para colocar seus projetos em prática. O gerente do Sebrae Patos, Aldo Nunes, parabenizou os palestrantes pela apresentação de alto nível motivacional e aproveitou a ocasião para convidar a todos para participarem da Feira do Empreendedor, que acontece na próxima semana, de 15 a 18, no Centro de Convenções de João Pessoa, onde acontecerão diversas atividades focalizando o empreendedorismo: palestras, oficinas, atendimentos e participação de mais de 80 expositores.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog