Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Mulheres são homenageadas com título de cidadania patoense em noite de intensas emoções













Marcos Eugênio

Três mulheres, três histórias que passeiam em diversos setores da sociedade patoense e da região.  Elas se destacam por encararem problemas de nosso cotidiano com dinamismo, conhecimento, doação e determinação na sua resolução, cada uma em sua área específica de atuação.

E foi dessa história de comprometimento com a cidade de Patos que a Câmara Municipal concedeu na noite desta quinta-feira 29, em sessão solene, o título de cidadania à médica obstetra Iak Sodara Carneiro; à promotora de justiça Edivane Saraiva de Sousa e a Michele Mayara Sila Lira, assistente social.

A autora da propositura concedendo tal honraria foi a presidente do Legislativo, Nadigerlane Rodrigues, com co-autoria dos vereadores Ivanes Lacerda, Maurício Alves e Fernando Jucá. Nadi usou da tribuna para falar sobre as qualidades das novas cidadãs patoenses. Sobre Iak Sodara frisou seu papel na saúde, sua contribuição no cuidar da mulher, do pré-natal ao pós-parto. Iak vem se destacando no acompanhamento de mulheres com gestação de alto risco, seja no PSF, na Maternidade Dr. Peregrino Filho, seja no Centro de Saúde Frei Damião.

Iak Sodara, natural de Catolé do Rocha-PB, formou-se em Medicina pela UFPB em 2005, especializando-se em ginecologia e obstetrícia em 2007, fazendo residência médica no Hospital Lauro Wanderley (HU) de João Pessoa.

A promotora de justiça, Edivane Saraiva, natural de Guarabira, que assumiu o posto em 2008 na cidade de Patos, ficando a cargo da curadoria do meio ambiente, da saúde, patrimônio social, cidadão, consumidor, educação, fundações e da mulher, atualmente com as atribuições de promotora da saúde, consumidor, execuções penais, tendo atuação exemplar, prestando relevantes serviços à comunidade.

A mineira Michelle Mayara, nova cidadã patoense, é fundadora, em 2013, de projeto direcionado às mulheres, atendendo cerca de 80 de diferentes denominações evangélicas e de outras religiões, onde se discute nessa agremiação o perfil da mulher na ótica das escrituras sagradas, bem como desenvolvendo trabalhos de cunho social.

As emoções se intensificaram na Casa Juvenal Lúcio de Sousa a partir da apresentação de vídeos produzidos pela Câmara com depoimentos de familiares e amigos direcionados às mulheres homenageadas da noite, como também da tribuna, com declarações de gratidão pelos serviços que elas, que receberam muitas flores e reconhecimento do público presente, realizam na cidade de Patos.

Edivani Saraiva retribuiu com uma placa entregue aos vereadores Nadigerlane e Ivanes Lacerda, pela propositura de concessão da honraria. Em seu discurso, bastante emotivo, narrou um pouco da sua trajetória, desde mesmo antes de sair de Guarabira, se formar em Direito, o percurso percorrida até chega a Patos, cidade que lhe acolheu e valorizou sua atuação. Destacou sua paixão por esta cidade e pelos patoenses. Enalteceu sua família, especialmente sua genitora, 83 anos, presente à solenidade. Por fim pediu graças à Nossa Senhora da Guia para que continue abençoado, dando sabedoria nessa sua caminhada, para que seus atos contribuam para uma sociedade mais justa.

O vereador Maurício Alves também usou a tribuna para destacar a importância das três homenageadas, na justiça, saúde e na assistência social. Fez referência mais direcionada a Michele, em cujo título de cidadania patoense ele é co-autor, pelo trabalho solidário no campo social e teológico. Ela agradeceu todas as homenagens a ela atribuídas e citou versos do Hino de Patos, de autoria do saudoso Amaury de carvalho e concluiu dizendo: “Este título sela de vez minha história com Patos, que sempre hei de amar”.

A médica obstetra Iak Sodara, assistiu ao vídeo em sua homenagem, com depoimentos de colegas médicos da Maternidade Dr. Peregrino Filho, Paulo Athayde, diretor técnico, Vandilma Cavalcanti e da pediatra Daniela Morais, além de colegas da UDI, clínica em que oferece seus serviços também.

O vereador e médico Fernando Jucá, co-autor de sua honraria, não poupou nos elogios a Iak e enfatizou a qualidade de atendimento oriundo dela com a população, da conversa, da investigação para descobrir com fidedignidade o histórico clínico do paciente, algo que precisa ser resgatado pelo profissional de saúde no mundo moderno. Não só por isso, mas pelo zelo, dedicação e amor pelo exercício da medicina.

Na tribuna as palavras de Iak demoraram a sair pela dificuldade do momento de intensa emoção que lhe invadiu. Pausas prolongadas, respiração profunda para agradecer a todos, à Câmara Municipal, colegas de batente, família. O último discurso da noite foi da prefeita Francisca Motta, que falou da missão de cada uma das homenageadas, por seguirem os preceitos da justiça, da vida e da fé, bem como pela satisfação de tê-las agora como filhas de Patos, algo que honra a todos os patoenses.




Nenhum comentário:

Arquivo do blog