Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Prefeitura e SESC realizam mais uma ação do projeto Integração e Saúde em Patos



Aconteceu desde as primeiras horas desta quinta-feira (22), na Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), da cidade de Patos-PB, mais uma ação do projeto Interação e Saúde, desenvolvido pelo Programa Mesa Brasil do SESC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes da UBS Walter Ayres, UBS Matadouro, NASF I e coordenações dos programas de saúde.

A ação foi voltada para os doadores do Programa Mesa Brasil, feirantes que diariamente frequentam o local para abastecer seus comércios de frutas, verduras e outros alimentos. Os alimentos doados são recolhidos pelo programa e doados às instituições e associações de bairros que possuem cadastro de famílias em vulnerabilidade social.

Além de um café da manhã oferecido aos trabalhadores, em sua maioria homens, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou diversos serviços e atendimentos de saúde, além de corte de cabelo gratuito.

O médico José Afonso Gayoso e a médica Joelkis Felipe Ortega, realizaram consultas em clínica geral.  Aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, tipagem sanguínea e teste de glicemia, também foram ofertados. CEREST, CTA/SAE (DTS AIDS) e os programas Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde do Homem e Saúde Bucal deram reforço aos serviços de saúde.

A coordenadora do Programa Mesa Brasil em Patos, Gilmara Gioconda, ressaltou que os serviços de saúde foram direcionados principalmente para o público masculino, pois esse demora mais a procurar os serviços básicos nas unidades de saúde da família.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica em Patos, Sandra de Lurdes, a parceria com o SESC já vem desde o ano passado, sempre buscando levar mais saúde aos locais onde as pessoas trabalham, facilitando assim o acesso ao maior número de usuários. Ela ainda alertou para a importância de quem ainda não dispõe do cartão SUS, que procure a Secretaria Municipal de Saúde para requerer, pois o cartão tem sido exigido para que o usuário tenha acesso aos serviços básicos de saúde.

O senhor Leudo Martins, que trabalha como motorista na Empasa, disse que ações desse tipo são muito válidas principalmente para os trabalhadores, pois facilita o acesso aos mais diversos serviços. 

Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog