Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Vereadores e mototaxistas discutem soluções por melhorias

Maurício Alves, autor da audiência pública. Foto:Marcos 

STTRans ministrará aulas gratuitas para categoria

Durante a noite da quarta-feira (7), foi realizada uma audiência pública, requerida pelo vereador Maurício Alves, a fim de discutir os problemas enfrentados pelos mototaxistas de Patos. No encontro estiveram presentes a Presidente Nadir Rodrigues, os Vereadores Maurício Alves, Sales Junior, Inácio de Gelo, Isis Karla, Diogo Medeiros e Toinho Nascimento. Também foram convidados Damião Medeiros (representante da STTrans), Eudo Farias Casagrande (mototaxista), José Marcos da Silva (presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Patos) e o Deputado Estadual Antônio Mineral.

Dentre as reivindicações dos mototaxistas foi discutida a obrigatoriedade do profissional obter a Carteira de Habilitação nas categorias A e B (que capacita o condutor a guiar carros e motocicletas) para renovar a habilitação voltada para os profissionais. Até então, para exercer a profissão era necessária apenas a carteira de letra A (condução de motocicletas). Para o Vereador Sales Junior, alguns mototaxistas da cidade estão entrando na clandestinidade diante da condição do DETRAN que chega a cobrar R$800,00 de taxas que poderiam ser sanadas mediante um curso ministrado por um órgão competente como o STTrans. Indicado pela plateia de mototaxistas presentes, o profissional Francisco Filho desabafou "Ando com minha moto atrasada pela cidade não por opção. A vida de mototaxista é muito dura e nós não temos condições de pagar."

Para esclarecer este ponto, o representante da STTrans, Damião Medeiros, tocou em alguns pontos que atentam para a não utilidade da habilitação A e B para o mototaxista. "Mesmo sendo uma orientação do CONTRAN para o DETRAN-PB, o Código de Trânsito determina que para quem se utiliza apenas de motocicletas, só é necessário a Carteira de letra A. Qualquer indicação que tente o contrário é irregular."

Na tribuna, a Vereadora Nadir Rodrigues enfatizou o apoio aos mototaxistas falando dos riscos de saúde e de segurança que os mototaxistas podem vir a sofrer. "Patos é uma cidade tipicamente quente, e passar o dia sobre a moto é muito nocivo à pele. Além disso, temos relatos de muitos casos de assassinatos destes profissionais desde quando eles começaram a circular pelas ruas, anos atrás. Infelizmente, eles têm que fazer o transporte de costas para desconhecido, o que é muito perigoso." relatou a vereadora.

No meio da audiência, o Vereador Maurício Alves solicitou o aparte para anunciar que, em contato via celular, a Prefeita Francisca Motta condicionará a Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos a ministrar os cursos gratuitamente aos mototaxistas, removendo a condição colocada pelo DETRAN. Segundo ele, já existem instalações apropriadas para o lecionamento.

Em entrevista, o mototaxista Casagrande disse sentir-se muito satisfeito com os resultados obtidos na Audiência Pública e prometeu que as cobranças da categoria de mototaxistas será responsável e gradativa para que os avanços melhorem as vidas destas pessoas.

O vereador Diogo Medeiros citou a produtividade pela união das esferas de poder municipal e estadual como forma de se resolver problemas. Ao fim, a vereadora Isis Karla engrandeceu o encontro pelo dinamismo dos envolvidos em buscar soluções e disse haver a possiblidade em requerer uma nova audiência daqui há alguns meses para analisar o saldo deste encontro e buscar mais conquistas para os mototaxistas.

Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog