Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 17 de junho de 2014

AISP repudia atitude de vereadores contra imprensa de Patos


AISP EMITE NOTA REPUDIANDO ATITUDE DE VEREADORES CONTRA IMPRENSA DE PATOS


A Associação de Imprensa do Sertão Paraibano (AISP) vem a público repudiar de forma veemente as declarações feitas pelo Vereador Inácio de Gelo, em Sessão Ordinária da Câmara Municipal Juvenal Lúcio de Sousa, no dia 12 de junho 2014.

Leia a Nota

O Parlamento é um dos pilares do Estado Democrático e sua Tribuna, espaço de manifestações daqueles que tem como obrigação representar a população com seriedade e responsabilidade.

Em seu discurso, o vereador Inácio de Gelo atacou de forma agressiva os Profissionais de Imprensa, dizendo inclusive que os jornalistas não formam nenhum Poder. Na oportunidade, o parlamentar disse ainda que os profissionais que estavam ali semanalmente, desenvolvendo seus trabalhos, estariam com um complô contra a Câmara e que a imprensa queria que as coisas acontecessem de acordo com suas conveniências.

O uso do espaço do Parlamento para quaisquer gestos que visem a denegrir, intimidar ou cercear o trabalho da imprensa, outro dos pilares que sustentam a Democracia, é uma afronta inaceitável a essa função básica da Câmara.

Ainda na ocasião, o vereador sugeriu que a entrega de Projetos de Lei e Requerimentos à imprensa, aconteçam somente após a aprovação dos mesmos.

Repudiamos também a atitude do Vereador Maurício Alves, que através do seu pedido de 24 horas para o repasse dos documentos à imprensa, impediu o acesso aos documentos que estão em tramitação e rompeu com o que havia disso pactuado anteriormente com Presidente e a Categoria, onde seriam entregues os Projetos e Requerimentos após a leitura dos mesmos, prejudicando a transparência dos trabalhos da Casa e colocando obstáculos nos trabalhos dos jornalistas.

ação de cobertura da imprensa na Casa Juvenal Lúcio de Sousa é um serviço essencial à população, mas vem sendo sumariamente burocratizada em favor de benefícios pífios. Dessa forma, gerar entraves na divulgação dos Requerimentos e Projetos de Lei daquela Casa, é uma atitude que vai de encontro direto contra a Democracia e ao direito de informação, não apenas da imprensa, mas de toda a população, visto que, logo que o Requerimento ou Projeto de Lei são publicados, o cidadão tem direito de analisa-lo.

Por fim, vale salientar que o papel da imprensa é o de fiscalizar a atuação do Legislativo, com a liberdade assegurada pela Constituição.

A AISP reafirma seu compromisso com a liberdade do trabalho jornalístico responsável e permanece vigilante para adotar todas as medidas que estiverem a seu alcance para garantir que a imprensa tenha respeito e tranquilidade necessários para continuar levando informação a população patoense.

Luanja Dantas

Presidente da AISP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog