Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Projeto Olhar Brasil dá início aos exames oftalmológicos em Patos




Os enfermeiros que atuam por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), através do Programa de Saúde na Escola (PSE), na cidade de Patos-PB, estão desenvolvendo o projeto Olhar Brasil, que tem como objetivo identificar problemas visuais em 100% dos alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e os que integram o Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, que engloba a população de 15 a 59 anos de idade.

Em Patos, as escolas foram divididas de acordo com os 4 DGAs (Distrito Geo-Administrativo), onde cada um possui os enfermeiros responsáveis por realizar a identificação das pessoas com problemas visuais.

O passo seguinte é prestar assistência oftalmológica com, dentre outras ações, o fornecimento de óculos. Assim, os alunos passam a ter as condições de saúde ocular necessárias ao aprendizado.

Nesta terça (10) e quarta (11), os alunos das escolas que compõem o DGA I darão início aos exames oftalmológicos oferecidos pelo Centro de Especialidades Frei Damião. Serão submetidos a exame 12 alunos da Escola José Permínio Wanderley (Santa Gertrudes) e 13 alunos da Escola Egmar Longo (bairro Belo Horizonte).

O enfermeiro, Dionísio Pereira, responsável pelo DGA I, que possui 16 escolas e cerca de 2.800 alunos, recomenda aos pais dos alunos que necessitam do exame, que providenciem a documentação necessária para entregar na escola, inclusive o cartão SUS da criança.

De acordo com o enfermeiro Fransuélio Félix, responsável pelo DGA IV, os 39 alunos da Escola Manoel Roberto e mais 3 da Escola Madre Auxiliadora farão o exame oftalmológico no dia 27 de junho. “Já fizemos a triagem e estamos concluindo o recebimento da documentação das crianças que necessitam do exame”, disse.

Todas as escolas do município serão cobertas pelo projeto, sendo que por meio de rodízio entre os 4 DGAs.

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog