Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Secretários de saúde aprovam várias resoluções em encontro do Cosems e da CIB ocorrido em Patos
















O município de Patos foi o pontapé inicial para a descentralização das assembleias promovidas pelo Cosems - Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e da CIB – Comissão Intergestores Bibartite. Antes as reuniões eram restritas à Capital.

Durante todo o dia de hoje (segunda-feira 16), no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, gestores de mais de 80 municípios de nosso Estado estiveram concentrados na discussão de políticas de fortalecimento do SUS. Pela manha, no encontro do Cosems, sob coordenação de sua presidente, Soraya Galdino de Araújo Lucena, contou com as presenças do presidente e do vice do Cosems do Ceará, respectivamente Williams Freire e Josite Tavares.

Williams fez uma explanação sobre a pactuação do Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP), importante documento que possibilita ao cidadão acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas nos compromissos assumidos pelas três esferas governamentais no tocante à saúde.

A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, explicou que desde que assumiu a presidência do Conselho que percebeu a ausência de secretários do Sertão às reuniões devido às dificuldades de deslocamento, e assim havia a necessidade de descentralizar os encontros. Ela elogiou bastante a participação dos gestores de saúde na reunião, considerada um sucesso para ela e que as assembleias passarão a ocorrer noutros municípios como Campina Grande, Pombal, Sousa, sempre facilitando a participação dos secretários que têm muito a contribuir na política de saúde pública.

No encontro de hoje várias deliberações foram aprovadas, como a de abertura de novos CAPS, locação de mais recursos para Vigilância em Saúde, a ser destinados, por exemplo, em ações complementares nas campanhas do HPV, Sarampo. Waldson de Souza, secretário estadual de saúde e presidente da CIB-PB, considerou bastante proveitoso esse momento vivido pelas estâncias deliberativas, que deixam a capital e iniciam esse processo de discussão em todas as regiões da Paraíba.

Falou das resoluções já aprovadas, pactuações de eventos nacionais, citando o encontro de secretários municipais de saúde que acontece em 2015 na Paraíba, que deve atrair mais de cinco mil gestores ao nosso Estado. O gerente da 6ª GRS, José Leudo Farias lembrou que a descentralização, não apenas das reuniões do Cosems, da CIB, mas também de qualificação profissional contribui positivamente na melhoria da rede de assistência à saúde da população, dando mais celeridade à tomada de decisões dos gestores, favorecendo dessa forma os usuários do SUS.

Inauguração de hospitais

Waldson de Souza falou da ampliação na rede hospitalar, com a inauguração de mais três hospitais, de Pombal, dia 20, próxima sexta-feira; Monteiro, dia 25 e o de Mamanguape 2 de julho.

“A rede hospitalar está ganhando mais 31 leitos de UTI e 229 leitos, em regiões que não possuíam serviços de alta complexidade, como o Vale do Mamanguape, onde 160 mil pessoas eram encaminhadas para João Pessoa”, explicou o secretário de saúde.

Unacon

Sobre o cronograma de obras da Unacon – Unidade de Oncologia de Patos, o secretário afirmou que sua conclusão está prevista para este ano, segundo o contrato firmado com a construtora. Logo em seguida acontece sua implantação, já pactuada com o Ministério da Saúde e INCA – Instituto Nacional do Câncer. “O projeto de ampliação da UTI e de salas cirúrgicas do Hospital Regional de Patos já está com a Suplan. São obras que devem ser entregues mesmo antes da conclusão da Unacon”, afirmou Waldson.


 Marcos Eugênio



Nenhum comentário:

Arquivo do blog