Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Alunos da rede municipal de ensino são beneficiados com exames oftalmológicos do Projeto Olhar Brasil


 Por Hélio Barbosa

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e do Programa Saúde na Escola (PSE), está dando continuidade ao projeto Olhar Brasil, que tem como objetivo identificar problemas visuais em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental.

Em Patos-PB, as escolas que serão atendidas foram divididas de acordo com os 4 DGA (Distrito Geo-Administrativo), onde cada um possui os enfermeiros do PROVAB responsáveis por realizar a identificação das pessoas com problemas visuais.

O passo seguinte é prestar assistência oftalmológica com, dentre outras ações, o fornecimento de óculos. Assim, os alunos passam a ter as condições de saúde ocular necessárias ao aprendizado.

Na última sexta-feira (11), os últimos alunos de duas escolas que compõem o DGA IV, foram submetidos ao exame oftalmológico oferecido pelo Centro de Especialidades Frei Damião, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde. No geral foram 39 alunos da Escola Municipal Manoel Roberto e mais 13 alunos da Escola Estadual Madre Auxiliadora. As duas escolas estão localizadas no bairro Jatobá. 

Para a senhora Merquíria Lopes, mãe de um garoto que após o exame descobriu que vai usar óculos, a ação do projeto além de beneficiar famílias que muitas vezes não têm como disponibilizar essa assistência, ainda melhora a qualidade de vida das crianças e o rendimento escolar delas.

Já a senhora Raserlândia Nóbrega Nunes, mãe de outra criança beneficiada pelo projeto relatou que a iniciativa fará muita diferença na vida das crianças, uma vez que busca corrigir as dificuldades na visão e que prejudicam o aprendizado.

Todas as escolas do município serão cobertas pelo projeto, sendo que por meio de rodízio entre os 4 DGAs.

O enfermeiro Fransuélio Félix, um dos responsáveis pelo DGA IV, confirmou que outras escolas dessa mesma área serão alcançadas pela ação e, recomendou que os pais dos alunos devem ficar atentos para não perder o dia e a hora que seus filhos farão o exame oftalmológico. Ainda segundo Fransuélio, cerca de 21 escolas serão atendidas todas pertencentes ao DGA VI, que compreende a área do bairro Jatobá e bairros adjacentes.

É importante lembrar ainda que, os pais dos alunos que necessitam do exame oftalmológico devem providenciar a documentação exigida para entregar na escola, inclusive o cartão SUS da criança.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog