Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Couto cita empresários, políticos e juízes envolvidos com tráfico humano


O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) comentou o trabalho desenvolvido como vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, que encerrou os trabalhos no início de junho.
 
“Essa comissão que investigou o tráfico de seres humanos no Brasil foi um dos maiores desafios que já enfrentei depois da CPI do Extermínio no Nordeste, da qual fui o relator”.
 
Luiz Couto citou o choro, a dor, o esquecimento, o medo, a injustiça e o aprisionamento como alguns dos sentimentos visualizados “com muita atenção dentro dos olhos das vítimas ouvidas na CPI”.
 
O parlamentar ressaltou que a CPI percorreu vários estados brasileiros e chegou a ir até aos Estados Unidos. Constatou que o engano é uma das maiores decepções das vítimas que, segundo ele, levou milhares de brasileiras e brasileiros a outros países para serem explorados “de todas as formas que se possa imaginar”.
 
“As investigações não pararam somente nestas atrocidades”, completou. “Desvendamos uma rede de aliciadores que vendiam filhos e filhas de pessoas que tinham a característica inocente e a vida carente de informações e políticas publicas”.
 
Couto afirmou que a CPI do Tráfico de Pessoas construiu fatores importantes para se iniciar uma grande investigação policial, “pois onde passava tinha vítimas denunciando e os acusados omitindo a maneira de atuar e de ganhar dinheiro”.
 
Luiz Couto destacou que entre os principais responsáveis pela prática do tráfico humano estão grandes empresários que compactuam com o trabalho escravo dentro de suas empresas, políticos envolvidos com vitimas do tráfico de pessoas, juízes cúmplices de algumas adoções ilegais, famílias ricas comprando crianças, advogados preparados para defender o crime de tráfico humano e até funcionários públicos que se utilizam do cargo para auxiliar nesse tipo de tráfico.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog