Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza concerto em homenagem a Dominguinhos


A Orquestra Sinfônica da Paraíba está de volta. Após um período sem a realização de concertos, o grupo se apresenta em João Pessoa, nesta quinta-feira (17), às 20h30, no palco da Praça do Povo do Espaço Cultural, com entrada gratuita. No espetáculo inaugural, a OSPB apresenta também os novos músicos contratados via concurso público e o novo maestro titular, Luiz Carlos Durier. Este primeiro concerto de 2014 é especial também por homenagear um dos grandes nomes da música brasileira, o mestre Dominguinhos. Para interpretar os acordes de sanfona em suas composições, o sanfoneiro Cezzinha do Acordeon assume o solo da noite festiva.

Dominguinhos teve uma relação muito especial com a OSPB. Por duas vezes, ele tocou com a Orquestra Jovem, no Fenart de 2010, e no concerto em homenagem aos 30 anos da OSJPB, em 2012, na Praça do Povo”, justifica o maestro Luiz Carlos Durier, que em ambas as apresentações, regeu Dominguinhos.

Para ser novamente apreciada pelo público paraibano, a OSPB promete um espetáculo impecável. Ensaiando desde o início deste mês, o maestro conta que os novos integrantes já estão em sintonia com os artistas veteranos. “Estou muito feliz com a chegada dos novos músicos, eles vieram para somar, estão muito comprometidos e encarando a OSPB realmente como prioridade. Com os novos integrantes, já posso afirmar que conquistamos uma sonoridade, uma identidade musical. Estamos nos entendendo muito bem, sobre o palco e fora dele”, comemora o maestro que está ansioso também por estrear como maestro titular do conjunto. “A expectativa para minha estreia oficial é a melhor possível, estamos construindo esse repertório com alegria, com a emoção que a música pede. Eu espero que o Espaço Cultural tenha muitos ouvintes, pois a OSPB tem um público fiel”, finaliza Durier.

Repertório - A programação começa com a “Marcha Solene em Ré Maior”, de P.I. Tchaikovsky. Em seguida, outra obra de Tchaikovsky, “Valsa do Ballet A Bela Adormecida, Op. 66”. A peça temática do clássico Les Miserables, de C. M. Schonberg, também será ouvida na Praça do Povo. O repertório clássico finaliza com “Danzon No 2”, de Arturo Marques.

A música brasileira chega ao concerto pelos arranjos de Rogério Duprat, em “Baianos de Outrora”, com canções de um dos tempos de efervescência da música brasileira, a Tropicália. Neste momento serão executadas “Baby”(Caetano Veloso), “Domingo no Parque”(Gilberto Gil), “Alegria, Alegria”(Caetano Veloso) e “Tropicália”(Caetano Veloso). O xote entra em cena sob os acordes do maestro Duda, em “O Melhor dos Xotes”.

A homenagem a Dominguinhos será feita na etapa final do concerto. Oito sucessos do forró, entre as quais, cinco músicas do compositor pernambucano homenageado serão executadas pela OSPB, sete delas com arranjo de Rogério Borges e uma do maestro Chiquito. As canções que terão solo e voz do sanfoneiro Cezzinha do Acordeon são as seguintes: “Eu só Quero um Xodó” (Dominguinhos); Gostoso Demais (Dominguinhos); “Quando Bate o Coração”(Dominguinhos); “Pedras que Cantam”(Dominguinhos); “Olha pro Céu”(Luiz Gonzaga); “ Isso Aqui tá Bom Demais (Dominguinhos); “Espumas ao Vento” (Flávio José) e “Natureza das Coisas” (Flávio José).

Cezzinha - O jovem instrumentista tem um bom currículo como músico (de palco e de estúdio) ao lado de diversos cantores: Elba Ramalho, Nando Cordel, Marinês, Genival Lacerda, Antônio Nóbrega, Daniela Mercury, o próprio Dominguinhos, entre vários outros.

O primeiro trabalho, graças ao conselho do mestre e “padrinho”, veio com a voz e as composições próprias de Cezzinha, que passou a escrever quase ao mesmo tempo em que descobriu o canto. O CD de estreia (Independente), foi gravado em fevereiro de 2007, em São Paulo. O disco foi produzido por Dominguinhos, Guadalupe e Sandro Haik.

Cezzinha também foi um dos alunos da oficina de sanfona do mestre Camarão, com quem aprendeu muito, mas é autodidata. Começou a tocar depois que o pai comprou a sanfona de um amigo que precisava de dinheiro para viajar. “Foi o destino mesmo”, lembra Cezzinha.

Em Janeiro deste ano, Cezzinha lançou o CD e DVD Cezzinha e Convidados ao vivo pela Som Livre, com a participação de Alcione, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Nando Cordel entre outros grandes artistas.

Luiz Carlos Durier - Natural de João Pessoa – PB, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. As suas interpretações produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.

Na UFPB concluiu o ensino superior de Música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola de Música Anthenor Navarro (Eman), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB realiza o Curso de Especialização em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com o maestro Kurt Masur. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas em grandes concertos, entre eles: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos.

Serviço
Concerto de abertura da temporada 2014 da Orquestra Sinfônica da Paraíba
Data: 17 de julho
Horário: 20h30
Local: Praça do Povo
Solista: Cezzinha do Acordeon
Maestro: Luiz Carlos Durier
Entrada: Gratuita

Secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog