Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Prefeitura já recolheu 1.200 pneus no trabalho de combate à dengue em Patos


A Prefeitura de Patos-PB, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, vem incansavelmente realizando os trabalhos de combate à dengue em todo o município. Desde o início deste ano até este mês de julho, os agentes de endemias já recolheram 1.200 pneus, realizaram 192 procedimentos de difícil acesso e atenderam a 338 chamadas da população para resolver casos específicos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Gorete Batista, o trabalho rotineiro de combate à dengue tem início com o LIRA, que é o Mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti. Esse levantamento identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município, permitindo o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

“O Ministério da Saúde preconizou que façamos quatro Levantamentos Rápidos do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA), e nós já concluímos o terceiro neste ano. Com base nesses levantamentos constatamos uma queda de 2% no índice de infestação. Apesar dessa queda ainda estamos em alerta, mas já temos esse exemplo de diminuição. Enfatizamos que a população é nossa grande aliada no combate à dengue, seja nos informando sobre a existência de focos, seja praticando o que os nossos agentes orientam a fazer”, ressaltou a coordenadora.

A cidade de Patos possui 49. 611 residências identificadas pela Vigilância Ambiental e aptas a receber a visita dos agentes de endemias, que realizam tal procedimento a cada dois meses. Após essa visita, os casos onde existe a incidência de focos da doença, são tratados corretamente.

O agente de endemias, De Medeiros, lembrou que a população deve contribuir com o trabalho da vigilância, inclusive ligando e solicitando a recolhimento de pneus, bem como solicitar qualquer outro auxílio que possa erradicar um foco do mosquito.

Os telefones para contato com a Vigilância Ambiental são: (83) 8780-4884 e (83) 9682-3196.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog