Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 22 de julho de 2014

Quixaba sem registro de dengue em 2014; 3º ciclo fecha em 0.5%







O município de Quixaba-Pb, localizado a 13 Km de Patos, vem travando importante luta contra a dengue. O Levantamento do Índice Amostral (LIA), que no segundo ciclo (análise realizada em março) chegou a 5,8%, considerado alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, porém o deste mês ficou em apenas 0,5%, risco baixo e considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.

Este ano houve apenas uma suspeita de dengue, descartada em exames laboratoriais. Ano passado foram duas notificações da doença, as quais deram positivas. Segundo a coordenadora de epidemiologia de Quixaba, Mércia Batista, o trabalho preventivo contra a dengue tem sido algo constante no município, com a mobilização de profissionais de saúde, estudantes e a população em geral para evitar a presença do mosquito.

As ações são intensificadas em novembro, dois meses antes do início das primeiras chuvas, para evitar a proliferação dos criatórios. “Visitamos todos os 554 imóveis de Quixaba, casa por casa, orientando os moradores, tratando as águas, eliminando criatórios e recolhendo entulhos, lixo que acabam servindo como recipientes ideais para o desenvolvimento do mosquito”, comentou Mércia sobre a ação do dia D que todo ano acontece em Quixaba com uma grande mobilização dos habitantes.

O Dia D da dengue sempre é um momento marcante para Quixaba devido a adesão da população. Com carro de som, cartazes, distribuição de panfletos o movimento percorre toda a cidade levando informação aos moradores. É recolhido lixo de terrenos baldios, de quintais das residências, busca-se eliminar qualquer possibilidade de criatório do Aedes.

O trabalho preventivo não se limita a um único dia do ano. Os agentes de endemias visitam constantemente as residências para verificar in loco a situação de cada imóvel no trato com as águas. Apesar de haver água potável nas torneiras, ainda persiste o hábito de se guardar o líquido em vasilhames.

O primeiro Levantamento de Índice Amostral do ano, ocorrido em janeiro, apresentou índice de 2,1%, médio risco, e com a constatação no segundo ciclo de 5,8%, município e Governo do Estado, através da 6ª Gerência Regional de Saúde, através de seus apoiadores, da equipe da Funasa realizaram palestras e visitas nos domicílios mostrando a importância de todos trabalharem juntos contra a dengue. O índice caiu para menos de 1% no último levantamento, feito este mês.

Para o coordenador de área da Vigilância Ambiental em Quixaba, Francisco Caxias, nas visitas domiciliares os agentes não olham apenas para a questão da dengue. A orientação, a conscientização é direcionada também para a doença de Chagas e a Leishmaniose visceral, ou calazar, doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis), que pode infectar cães e humanos. Há três anos houve um caso de Leishmaniose em um morador da localidade e quinze cães, que podem se tornar reservatório do hospedeiro, o protozoário Leishmania chagasi, tiveram que ser sacrificados.

Os apoiadores da 6ª GRS e da Vigilância Ambiental estão percorrendo todos os municípios de sua jurisdição realizando um importante trabalho sobre a dengue.

Marcos Eugênio (DRT 1.178)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog