Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Robôs de resgate e logística são destaques da última manhã de visitação da RoboCup



Na última manhã de competições da RoboCup 2014, o público presente pode conferir de perto um verdadeiro show de tecnologia apresentado pelas equipes finalistas. Entre os destaques estavam os times das modalidades Resgate e Logística. A visitação pública termina na tarde desta quinta-feira (24), mas o evento vai até sexta-feira (25), quando acontecem workshops, palestras e oficinas. Na Paraíba, a competição tem o apoio do Governo do Estado.
Na modalidade RoboCup Logística, a Alemanha foi a campeã. A equipe mostrou agilidade e eficácia diante dos desafios instalados em um ambiente que simulava a produção industrial. Para isso, foram utilizados robôs de auto-organização.

Tim Niemüller é um dos membros do grupo e falou sobre as dificuldades da disputa. “Fazer com que todos os robôs funcionem juntos, de maneira coordenada para cada objetivo é uma das dificuldades. Também temos que evitar as colisões entre eles”, observou. “Estamos muito felizes pelo primeiro lugar. Com essa conquista, há mais facilidade de conseguirmos fundos de instituições financiadoras para darmos continuidade a nossas pesquisas”, afirmou.

As competições da modalidade Rescue também foram destaques na manhã desta quinta-feira. Nelas, as equipes se apresentam individualmente e cada uma delas precisa superar obstáculos para adquirir mais pontos. Trata-se de um projeto que promove estratégias de resgate.

O time do também alemão Stefan Kohlbrecher estava entre os finalistas da liga. Ele disse que estava muito satisfeito com a desenvoltura da equipe e pelo sucesso da tecnologia apresentada pelo seu país. Também aproveitou para comentar a impressão que teve de João Pessoa. “Ainda não conheci muita coisa por aqui. Mas depois do evento vamos fazer isso. A cidade é muito quente e as praias são muito bonitas. Além disso, as pessoas simpáticas. Talvez eu volte aqui nesta cidade futuramente”, comentou.

O campeonato internacional de futebol de robôs começou em 19 de julho e segue até esta sexta-feira (25), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. A RoboCup 2014 deverá receber mais de 60 mil visitantes para assistir a equipes competidoras de 45 países.

Modalidades – Otorneio envolve disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014.
 
Secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog