Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vacinadores da macrorregião Patos avaliam resultados da imunização contra HPV








A HPV - vacina que previne o câncer de colo de útero, sendo hoje a quarta maior causa de mortes no Brasil, foi tema de avaliação por parte dos vacinadores da 3ª macrorregião, municípios das regiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel, com foco na sua implantação e aplicação da primeira dose nos 223 municípios da Paraíba. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira no auditório da 6ª Gerência Regional de Educação. Além do pessoal da sala de vacina, estiveram presentes os gerentes de saúde José Leudo Farias (6ª GRS-Patos) e da 11ª GRS - Princesa Isabel, Joelma Muniz.

Isiane Queiroga, coordenadora de imunização da SES – Secretaria de Estado da Saúde falou das estratégias de vacinação da segunda dose da HPV, que está sendo implantada na rotina das unidades básicas de saúde. Apesar de pedir mais empenho aos municípios na busca ativa de adolescentes que ainda não tomaram a vacina, considerou os resultados alcançados (84%) na primeira etapa como positivos, por ultrapassarem a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 80% do público alvo, em meninas de 11 a 13 anos. As adolescentes até 13 anos que não tomaram a primeira dose têm até o final de dezembro próximo para receber a imunização na rede pública de saúde.

A meta estabelecida pelo Governo federal é vacinar na Paraíba este ano 104.710 adolescentes e no Brasil 5,2 milhões. “É importante que elas tomem a vacina, especialmente aquelas que vão completar 14 anos, pois a partir de janeiro do próximo ano elas não poderão mais receber a dose”, explicou Isiane, lembrando a importância que há na prevenção contra o papilomavírus humano, causador do câncer do colo de útero, através da imunização, e que a segunda dose é fundamental para garantir a proteção da adolescente até o recebimento da 3ª dose.

A vacinação contra o HPV foi iniciada em março deste ano. Em três meses foram imunizadas 83.713 meninas, obtendo-se um índice de 84,69%, superando os 80% mínimo recomendado pelo MS.

- Meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos de idade e já completaram 14 anos deverão receber a segunda dose.
- Meninas que ainda vão iniciar o esquema deverão estar na faixa etária entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
- Meninas neste grupo etário que já tenham recebido duas doses da vacina HPV, poderão dar continuidade no esquema vacinal na rede pública, conforme o esquema de 0, 2 e 6 meses.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog