Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 3 de agosto de 2014

Caravana do Coração ultrapassa meta de atendimentos em 13 municípios paraibanos



A 2ª Caravana do Coração foi encerrada, nesse sábado (2), na cidade de Santa Rita, e superou a meta de atendimentos com a realização de 8.152 procedimentos para 1.019 pacientes de 13 municípios. Desses, 350 foram diagnosticados com problemas cardíacos, dos quais, 50 casos graves que foram encaminhados para o tratamento, incluindo cirurgias.  Foram atendidas crianças de 0 a 12 anos e gestantes com suspeita de problemas cardíacos, encaminhadas pelas unidades de saúde dos municípios.

No período de 21 de julho a 2 de agosto, a Caravana passou por Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Princesa Isabel, Sumé, Esperança, Picuí Guarabira, Itabaiana e Santa Rita, percorrendo uma rota de 2.300 km.

Meta - Alex Marcondes, de 10 anos, foi recebido com festa pela equipe da caravana, na cidade de Santa Rita. Ele foi o milésimo paciente atendido, o que representou o alcance da meta de atender 1.000 pessoas. A mãe de Alex, Lidinalva da Silva, ficou feliz não só pela forma como o filho foi recebido, mas também como foi atendido. “Trouxe meu filho para fazer um check-up e saber se tem algum problema no coração. Graças a Deus está tudo em ordem. Fiquei muito satisfeita pelo jeito como eles nos atenderam”, disse.

A coordenadora da Caravana, Sandra Mattos, fez uma avaliação positiva da ação. “Superamos a meta dos 1000 pacientes. Parte disso deve-se a uma parceria muito boa com a quase totalidade dos municípios já que a maioria aderiu à proposta de convênio com o Círculo do Coração para expandir a rede de assistência de cardiopediatria para a Atenção Básica. Hoje estamos concentrados na média e alta complexidade e com as parcerias, ofereceremos assistência também na porta de entrada. Ao final de mais uma caravana, o desejo que fica é o benefício às crianças e a continuidade deste trabalho”, falou.

Capacitação dos profissionais - Uma das novidades desta etapa  da Caravana do Coração foram os cursos para os profissionais que atuam na saúde. Foram promovidos quatro cursos: “Transporte Neonatal; Assistência Neonatal; Cateterismo Umbilical e Auxiliar de Reanimação Neonatal.

Para o coordenador estadual da Rede de Cardiologia Pediátrica e também instrutor dos cursos, Cláudio Régis, a Caravana, no seu perfil de capacitação, alcançou e até superou as expectativas. “Levamos a capacitação a mais de 150 profissionais de saúde que lidam com a assistência a gestante e ao neonato, além das equipes de transporte do Samu. Já do curso de reanimação neonatal, da Sociedade Brasileira de Pediatria, participaram mais de 100 profissionais. O comparecimento e a participação foram maciços e o desempenho bastante satisfatório”, disse.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog