Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Escolas municipais abrem atividades do Programa Mais Cultura nas Escolas



As Escolas Municipais de Ensino Fundamental Alírio Meira Wanderley; CIEP I José Genuíno/Napoleão Nóbrega; CIEP III Firmino Ayres/Otto de Sá Quinho; CIEP V Maria Eudócia/Santa Terezinha; Instituto Dr. João Tavares; Maria das Chagas Candeia; Manoel Roberto; Nelita Nóbrega de Queiroz; Professor Manoel de Sousa Oliveira; Raimunda Melo Medeiros e Senador Humberto Lucena, tiveram seus Planos de Atividades Culturais selecionados pelo Programa Mais Cultura nas Escolas, desenvolvido em parceria pelos Ministérios da Educação (MEC) e de Cultura (MinC).

Dentre as 5.000 escolas públicas brasileiras selecionadas este ano, essas onze unidades de ensino irão receber recursos, que variam de 20 a 22 mil reais, pagos em parcela única pelo Programa Dinheiro Direta na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Participantes do Programa Mais Educação, essas onze escolas municipais apresentaram projetos elaborados em conjunto com seus parceiros culturais - grupos e artistas que já atuam nas proximidades das escolas. As ações estão voltadas a pelo menos um dos nove eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas, que são: criação, circulação e difusão da produção artística; cultura afro-brasileira; cultura digital e comunicação; culturas indígenas, educação museal; educação patrimonial - patrimônio material e imaterial, memória, identidade e vínculo social; promoção cultural e pedagógica em espaços culturais; residência de artistas para pesquisa e experimentação nas escolas; e tradição oral.

De acordo com a secretária de educação, Adalmira Marques, os projetos terão duração mínima de seis a dez meses, ainda que não contínuos, e atenderão toda a comunidade onde está inserida a unidade de ensino contemplatada. “Nós escrevemos nossas escolas, e foram escolhidos onze projetos, esses projetos vão ser aplicados nas escolas por um coordenador, e a comunidade escolheu o projeto. Nós vamos ter cordel, história em quadrinhos, dança, música, pintura, teatro e patrimônio cultural. Eles terão quatro horas semanais, com duração mínima de seis a dez meses, e tomam parte tantos os alunos, como os pais, como os funcionários da escola da comunidade”, explicou secretária.

Para a prefeita Francisca Motta é muito importante saber que a cidade de Patos teve onze escolas selecionadas com projetos feitos pelos alunos e professores, e que hoje, vão receber recursos para serem desenvolvidos pelos resultados das ações do Mais Educação. “Patos é pioneira, porque hoje nós temos cem por cento funcionando com o Mais Educação. Então eu acho que aí está o diferencial dentro da escola para a parte teórica e aquela parte de oficinas, que a cada dia nós estamos vendo que as escolas estão se dedicando.  Então, nós temos que parabenizar neste momento esse Programa Mais Educação porque, foram enviados projetos para o Mais Cultura que funciona, justamente, com alunos do Mais Educação, e onze escolas tiveram esses projetos aprovados. É muito importante você saber que uma cidade como Patos teve onze escolas selecionadas com projetos feitos pelos próprios alunos e professores, e hoje eles irão receber recursos para que aquele projeto que foi feito seja executado”, comentou a prefeita Francisca Motta.

O Programa Mais Cultura nas Escolas funciona com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE. Esses recursos serão usados para contratar os serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas, previstas em seus Planos de Atividades Culturais, que envolverão alunos, professores e a comunidade escolar.

Além disso, poderão custear aquisição de equipamentos, materiais de consumo ou permanentes; locação de transporte, serviços e equipamentos; ou a contratação de serviços diretos, para o desenvolvimento das atividades previstas nos Planos de Atividades Culturais selecionados.

Airton Alves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog