Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Festa de Setembro continua a gerar polêmica



Foto:Marcos Eugênio


Com a aproximação de mais uma edição da festa mais tradicional de Patos, a Festa de Nossa Senhora da Guia ou de Setembro, que está completando 226 anos, celebração com novenário, missas, procissão, ocorrendo de 14 a 24 do próximo mês, as polêmicas em torno do evento religioso voltam a acontecer.

Hoje na Câmara Municipal Casa Juvenal Lúcio de Sousa, o vereador Jefferson Melquíades usou a tribuna para falar sobre a transferência dos parques de diversão do entorno da Catedral para o Terreiro do Forró. Mas seu foco principal foi o que ele chamou de tráfico de influência, sugerindo que alguns secretários municipais estariam facilitando para alguns donos desses parques na demarcação dos locais do Terreiro, privilegiando-os com os melhores locais.

Houve queixas dos empresários que se acharam prejudicados, queixas essas levadas à prefeita Francisca Motta que não concordou e que nesta quarta-feira, às 10h da manhã na STTrans, fará o sorteio novamente dos espaços a ser usados, com os donos desses parques, para que uns não seja beneficiados em detrimento dos demais.

Cláudia Leitão pediu um aparte para lamentar a retirada dos parques da área da Festa de Setembro. Para ela isso trará enormes prejuízos para a tradição de Nossa Senhora da Guia, recebendo o apoio de Ivanes, Lacerda, Toinho Nascimento, que citaram o caso da Festa das Neves em João pessoa, que certa vez retiraram os parques para outro local (Lagoa) e voltaram atrás, já que o evento perdeu seu charme, suas características.

Em contato com Padre José Ronaldo, pároco de Nossa Senhora da Guia, este explicou que o Ministério Público, por receber muitas reclamações dos comerciantes devido a interrupção das ruas centrais da cidade pela presença dos parques durante a festa, questionou a ele se poderia determinar a transferência dos parques para o Terreiro do Forró. “Concordo com a proposta do MP, desde que os parques infantis permanecem nas imediações da Catedral”, comentou Padre Ronaldo.

Essa proposta, que vai ser apresentada amanhã pelo Ministério Público em reunião com os mais interessados no assunto, prevê que o Terreiro do Forró receba os parques maiores, barracas de bebidas, jogos, permanecendo no largo da catedral somente os de uso infantil. “Somente um lado da Solon de Lucena ficará interditado pelos parques. O outro será fechado somente a partir das 17h com os parques infláveis, que são desmontados no final da noite liberando a via para o trânsito no dia seguinte”, explicou Pe. José Ronaldo.

Na sessão ordinária desta terça-feira houve apresentação de alguns requerimentos. A vereadora e presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadi Gerlane Rodrigues, pediu voto de aplauso ao Conselho Municipal Antidrogas, na pessoa de seu presidente Francisco Torres, justificando seu pedido pelo competente trabalho do senhor Torres à frente da instituição, citando a realização do Dia Municipal de Combate às Drogas, comemorado no dia 14 deste mês.

Nadi solicitou também ao superintendente de Trânsito e Transportes de Patos, Marcos Eduardo, construção de quebra-molas nas ruas Tenente Pedro do Carmo, na Vila Teimosa e na Hermes Enéas, próximo ao Cemitério Santo Antônio, no Monte Castelo.

Já o vereador Fernando Jucá solicitou à prefeita Francisca Motta, construção de calçamento na Rua João Mariano, no bairro São Sebastião.

Marcos Eugênio


Nenhum comentário:

Arquivo do blog