Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sebrae oferece curso online para agentes de desenvolvimento

Arquivo pbnoticias

Capacitação irá formar profissionais que vão integrar uma rede de apoio aos pequenos negócios nos municípios

Estão abertas as inscrições para o primeiro curso à distância de formação de Agente de Desenvolvimento Local (AD). O treinamento é gratuito e visa capacitar servidores públicos municipais para atuarem como agentes de desenvolvimento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei 123/2006). A inscrição é feita no site www.portaldodesenvolvimento.org.br e o início do curso é imediato. A capacitação é uma realização do Sebrae e da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e será ofertada pela Universidade Corporativa do Sebrae, com carga horária de 40 horas de duração. Estão disponíveis 700 vagas e o participante terá 45 dias para concluir o curso.
 
A presença da figura do Agente de Desenvolvimento é uma das obrigatoriedades para que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa seja considerada implementada em um município. “O AD é responsável por coordenar e dar continuidade às atividades de promoção da Lei Geral a serem executadas dentro de uma cidade em busca do desenvolvimento econômico local”, ressalta a analista técnica do Sebrae em Campina Grande e gestora do Programa Território da Cidadania Borborema, Andréa Luciana Sousa.
 
Normalmente, o Sebrae, por intermédio da Unidade de Desenvolvimento Territorial, é quem realiza cursos presenciais destinados a formação de novos ADs. Mas com a transposição da metodologia para o ensino a distância, via internet, o interessado poderá realizar o curso a qualquer momento e de acordo com o seu ritmo e disponibilidade sem precisar se deslocar até a cidade sede da unidade do Sebrae promotora da capacitação. 
 
Informações fundamentais sobre os dispositivos da Lei Geral, compras públicas, papel do Agente de Desenvolvimento e características da figura jurídica do Microempreendedor Individual são alguns dos assuntos tratados no curso. A formação vai permitir ao servidor público adquirir conhecimentos e habilidades para sua atuação como Agente de Desenvolvimento.  
 
De acordo com o consultor do Sebrae Paraíba para implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Roberto Barros, é o Agente de Desenvolvimento quem tem a responsabilidade de, juntamente com o poder público e lideranças do setor privado do município e região, formar uma rede de apoio aos pequenos negócios locais.  
 
Uma das atribuições dos Agentes de Desenvolvimento é a atuação nos espaços denominados de Sala/Casa do Empreendedor. Nestes locais, são fornecidas informações, orientações e serviços a trabalhadores informais, microempreendedores individuais e micro e pequenos empresários.
 
“Trabalhando em prol de um ambiente favorável aos pequenos negócios, o Agente de Desenvolvimento será um dos autores da melhoria econômica e social da sua cidade”, destaca Barros.

Como se inscrever
Inicialmente, é preciso efetuar matrícula conforme instruções em PDF disponíveis no site www.portaldodesenvolvimento.org.br. Em seguida, acessar o portal da Universidade Corporativa Sebrae (UC) para obter login e senha, e seguir a rota: menu inscrições> capacitações online > tema estratégico: competitividade> solução: Curso Básico de Agente de Desenvolvimento.

Serviço
O que: Curso Básico de Agente de Desenvolvimento online
Quem: o público alvo são Agentes de Desenvolvimento e colaboradores do Sebrae de todas as unidades da federação
Quantas vagas: 700
Quando: as inscrições serão entre 25/08 e 14/11, e o curso será realizado entre 25/08 e 19/12, com carga horária de 40 horas e duração de até 45 dias
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog