Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Paraíba capacita 10 mil ACS e técnicos da atenção básica em “Caminhos do Cuidado”




O Ministério da Saúde, em parceria com as escolas técnicas da Paraíba, está em processo de formação de cerca de 10 mil agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem da atenção básica dos 223 municípios paraibanos. O foco central é a qualificação dos profissionais em saúde mental, no atendimento a usuários de crack e outras drogas.

Em Patos duas turmas comportas de profissionais de saúde de Vista Serrana, Malta e Matureia estão recebendo instruções no Cerest e no auditório do SAMU. São 60 horas aula, sendo 40 em sala de aula e 20 horas com prática na unidade do PSF.

A 3ª Macrorregião, que compreende as áreas de Patos, Piancó e Princesa Isabel, é coordenada por Shirlene Queiroz. Quatro tutores estão empenhados na transmissão dos conhecimentos: Liliane Sena, Diego Andrade, Giovânia Araújo e Ingrid Rodrigues.

Os municípios do Vale do Sabugi já receberam a qualificação, além de Santa Terezinha, Emas, Catingueira e parte dos localizados na área de Teixeira. A pretensão do Ministério da Saúde com essa formação através do projeto “Caminhos do cuidado”, é melhorar a atenção, tanto aos usuários de drogas como a seus familiares.

O crescimento do consumo de drogas, com destaque ao crack, álcool, vem merecendo grande atenção dos órgãos de saúde pública, que buscam ampliar ferramentas de enfrentamento a esse problema, que tem causando tantos transtornos para as famílias, à sociedade como um todo. No Brasil estão sendo formados quase 300 mil profissionais ligados à saúde primária. “Os agentes comunitários de saúde e os técnicos de enfermagem já fazem esse acompanhamento aos usuários e familiares. Esse curso visa ampliar as potencialidades dessa atenção, quais caminhos a seguir para humanizar mais esse atendimento, que decisões pode ser tomadas para melhorar esse cuidar”, comentou Liliane Sena, uma das tutoras.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog