Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Governo do Estado entrega prêmios às escolas que se destacaram no IDEPB/2014

Dia do Professor

O Prêmio IDEPB/2014 (Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba) será entregue nesta quarta-feira (15),  Dia dos Professores, pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF) e do Programa de Avaliação (Proava). A entrega será às 9h, na sede da Asplan, localizada na Rua Rodrigues Aquino, no Centro de João Pessoa.

As escolas premiadas são: Centro Estadual Experimental de Ensino Aprendizagem Sesquicentenário, de João Pessoa; EEEF Belmira Arruda Alcoforado, de Sertãozinho; EEEF Santo Antônio, de Campina Grande; EEEF Professora Luiza de Oliveira Melo, de Sossego; EEEFM Maria Balbina Pereira, de Serra Branca; EEEIEF Seráfico Nóbrega, de São Mamede; EEEF Cônego Manoel Otaviano, de Olho D´Água; EEEF São Francisco, de Catolé do Rocha; EEEF Cônego Manoel Jacome, de São João do Rio do Peixe; EEEFM Estevam Marinho, de Sousa; EEEIEF Professora Iracema Marques de Lima, de Princesa Isabel; EEEEF João Fagundes de Oliveira, de Itabaiana; EEEF Joana Ivonildes Bandeira, de Pombal, e EEEF Frederico Lundgren, de Rio Tinto.
O Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba e as Metas para a Educação Básica constituem uma política do Estado cuja diretriz é assegurar a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da educação pública. O trabalho é baseado em estabelecimento de metas e em resultados que farão parte das ações de modernização da gestão pública da educação do Estado e tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais e sociais.
Em 2013, foram atendidos 48.909 estudantes nas 788 escolas. Anualmente são estabelecidos parâmetros de qualidade da Educação da Rede Estadual de Ensino, levando em conta a média de aprovação dos estudantes a partir dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática, dos estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e 4ª série do Ensino Médio Normal.
Avaliando IDEPB – O cálculo do IDEPB acompanha os procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Educação para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), considerando a média do desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, resultante dos testes elaborados e aplicados, utilizando a escala de proficiência comum ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica/Saeb e a taxa de aprovação em cada um dos anos/séries da educação básica oferecidos pela escola, conforme os procedimentos do Censo Escolar, que consolidam os índices anuais de aprovação, reprovação e abandono.
Os objetivos do Programa de Avaliação são produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade e monitorar o desempenho dos alunos ao longo do tempo, como forma de avaliar continuamente o projeto pedagógico de cada escola. Esta avaliação possibilita a implementação de medidas corretivas, quando necessário, para contribuir diretamente na adaptação das práticas de ensino às necessidades dos estudantes, diagnosticadas por meio dos instrumentos de avaliação.
Outro objetivo é associar os resultados da avaliação às políticas de incentivo, com a intenção de reduzir as desigualdades sociais e elevar o grau de eficácia da escola; compor, em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da Paraíba (IDEPB), além de pactuar a implementação do IDEPB, por meio de Termo de Compromisso dos Gestores Escolares, em sete escolas da Rede Estadual.
Secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog