Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Hospital de Taperoá realiza 31 cirurgias de catarata em dois dias




Mutirão foi realizado em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde

O Hospital Geral de Taperoá (HGT) concluiu nesta quarta-feira (01), as 31 cirurgias de catarata agendadas durante mutirão realizado no último dia 18 de setembro em parceria com as Secretarias de Saúde de Taperoá e do Estado. Segundo o diretor geral do Hospital, Alex Cabral, as cirurgias realizadas foram todas de pacientes de Taperoá e duas pessoas da cidade de Assunção. As intervenções foram realizadas com sucesso em dois dias: na terça (30) e quarta-feira (01). Todos os pacientes que fizeram a cirurgia possuíam catarata avançada e foram selecionados durante uma triagem realizada no HGT no dia 18 de setembro. 

Conforme explicou o diretor geral do Hospital, as intervenções tiveram início na terça-feira (30), à tarde, quando 15 pessoas foram operadas. Na quarta-feira (01), último dia do mutirão de cirurgias, o médico oftalmologista, Fabiano Brandão, operou mais 16 pessoas, concluindo a ação às 12h30. Todas as cirurgias foram realizadas no bloco cirúrgico do HGT, com o apoio de dois enfermeiros, um auxiliar de enfermagem e dois técnicos de enfermagem. Um dos enfermeiros e os dois técnicos de enfermagem foram cedidos pelo Hospital.

Dona Alice Maria Queiroz, de 76 anos, foi uma das pessoas que passaram pelo procedimento e agradeceu muito pela ação. “Foi muito bom fazer essa operação porque eu vinha fazendo diversos óculos e nada adiantava. A catarata já estava aumentando nos meus dois olhos. Estava quase cega. Agora estou muito feliz, repousando e seguindo direitinho as recomendações do médico e enxergando bem”, disse a paciente, aliviada por não ter se deslocado até Campina Grande para fazer a cirurgia. “Foi uma benção de Deus poder fazer tudo aqui em Taperoá, sem ter que viajar até Campina Grande ou João Pessoa, até porque eu já tenho uma idade avançada para isso”, comentou ela, elogiando o atendimento no hospital que integra a rede estadual de saúde.

Durante todo o dia em que os pacientes estiveram no Hospital, foi  disponibilizado lanches e almoço. De acordo com o diretor do Hospital, Alex Cabral, os pacientes chegavam pela manhã cedo, faziam um lanche e aguardavam o momento de entrar no bloco cirúrgico. Após a cirurgia, elas passavam apenas 30 minutos descansando e já estavam liberadas para ir para casa. “Apesar do grande alcance social, o procedimento é simples, portanto, são cirurgias que realizamos rapidamente”, comentou o diretor, frisando que a secretaria municipal de saúde disponibilizou veículos para o retorno do paciente para sua casa.

Para o diretor geral do HGT, Alex Cabral, a ação foi muito positiva tanto para o hospital quanto para os pacientes. “O hospital ganhou credenciais, porque tivemos um mutirão desses com parcerias e atingimos todas as nossas metas. Já o paciente não precisou passar por uma viagem para fazer o procedimento. Isso, acho que foi determinante, porque a maior parte dos que tem catarata são idosos e uma viagem desgasta muitos eles. Assim, foi muito bom disponibilizar o serviço aqui mesmo, próximo de suas residências”,  disse o diretor, agradecendo também as secretarias de saúde pelo apoio também nas consultas e realização de exames pré-cirúrgicos. 

Sobre a catarata

 A catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ’menina do olho’. O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um só olho ou os dois ao mesmo tempo. Como evolui aos poucos, diz-se que ela vai ‘amadurecendo’. Apesar de ser curável, ainda existem no mundo milhões de pessoas cegas por catarata. Muitos não operam por desinformação, dificuldades de locomoção e ainda pela pouca disponibilidade deste tipo de cirurgia no sistema único de saúde.

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog