Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Inova Sertão é aberto com debate sobre “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”


Abertura do evento foi realizada nesta quinta-feira (17) e segue até o próximo domingo (19) no Campus da UFCG, em Sousa



A 2ª Feira de Inovação dos Pequenos Negócios do Sertão Paraibano (Inova Sertão) começou discutindo os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Prefeitos de 13 cidades do Sertão se encontram para debater como cada cidade está atuando com os ODM. A Feira ainda apresentou, na primeira noite, atrações culturais, exposições agroecológicas e de negócios. Cerca de 500 pessoas estiveram presentes no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sousa.

O diretor técnico do Sebrae Paraíba, João Alberto Miranda Leite, destacou o crescimento do Inova Sertão nesta segunda edição.  “O evento quer avançar e apresentar as novas tecnologias que ajudam a melhorar o trabalho no campo. Sabemos também da força dos negócios urbanos da região que tem 13 municípios que se destacam econômica e culturalmente”, ressaltou. Na ocasião, o Sebrae fez o anúncio do novo projeto que beneficiará a região de Sousa, um pacto para o desenvolvimento a partir de janeiro de 2015.

A diretora do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Maria Marques Moreira Vieira, falou sobre a  parceria que se inicia, entre o Sebrae e a UFCG, para a realização do evento. “As atividades foram viabilizadas para que a comunidade acadêmica possa ver os projetos científicos de extensão”, disse a diretora, que representou a reitoria da universidade.

Já o prefeito de Sousa, André Gadelha,  ressaltou a importância do Inova Sertão para região. “Este evento chegou na hora certa para a cidade avançar mais, principalmente nesta seca acentuada que vem nos castigando. A cidade avançou em todos os oito ODM. Estamos conseguindo melhorar a educação, saúde, infraestrutura, entre outros setores. Esperamos a união com os 13 municípios para conseguirmos atingir outras metas”, falou.

Durante o Encontro de Prefeitos, realizado após a abertura oficial do Inova Sertão, gestores públicos debateram os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e apresentaram algumas ações realizadas em seus municípios. Um dos destaques foi a apresentação da prefeita de Pombal Pollyanna Dutra, que mostrou como a gestão municipal conseguiu desenvolver os índices do município, de acordo com os ODM. A cidade de Pombal é uma das que mais desenvolveram os ODM desde 2008 na Paraíba.  De acordo com a prefeita, com o trabalho de fiscalização no programa federal Bolsa Família, ela conseguiu elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros.

Já com a construção de um banco de dados preparado por jovens do Ensino Médio, a cidade conseguiu a devolução de 500 benefícios do Bolsa Família. “Com a melhora nas condições de vida, saúde, educação e economia, os usuários foram conscientizados pelos próprios jovens moradores de Pombal a devolverem o benefício. Da mesma forma, conseguimos encontrar alguns moradores em condições extremas de pobreza e incluí-los no benefício”, informou.
 
A abertura do 2º Inova Sertão contou com a palestra do consultor do Sebrae Paraíba, Arnaldo Júnior. Ele apresentou o Pacto Novo Cariri, consórcio municipal exitoso entre 31 municípios, e a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE). O consultor mostrou como o Cariri melhorou nos aspectos cultural, econômico e social com a união dos povos no projeto que alavancou o leite de cabra, fazendo da região a maior produtor do Brasil.

A programação do Inova Sertão segue até domingo (19). Nesta sexta-feira (17) tem cursos e clínicas tecnológicas durante a manhã, além do 8º Seminário de Apicultura e Meliponicultura. À tarde, as capacitações continuam e à noite haverá a palestra “Como pular o muro da incerteza e se tornar um empreendedor inovador”, com Airton Carlini, além das apresentações artísticas. O evento é realizado pelo Sebrae Paraíba, apoiado pela UFCG e prefeitura municipal e patrocinado pela Bio Extratus, Laticínio Ísis e Indústrias Belo Vale.


Serviço
Evento: 2º Inova Sertão
Onde: UFCG Sousa, BR 230, saída para Cajazeiras
Quando: De quinta (16) ao domingo (19)
Acompanhe toda a programação: http://inovasertao.sebraepb.com.br/

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog