Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Maternidade de Patos abre oficialmente sua programação do Outubro Rosa



A manhã desta quarta-feira (08) foi bem movimentada na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos. Isto porque, como a unidade de saúde é umas das instituições que apoia ativamente a campanha do Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama na cidade, a abertura oficial das ações do movimento na Maternidade aconteceu hoje. O evento teve início por volta das 8h30 com o hasteamento de bandeiras, apresentação do grupo de fanfarra do SESI, e posterior distribuição de material informativo e o oferecimento de um coffe break para funcionários e usuários da Maternidade. O gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, José Leudo, o grupo ‘Amigas Viva a Vida’ e a diretoria da unidade de saúde também participaram da abertura do evento.

Na oportunidade, a psicopedagoga Jussineide Brito, responsável pelo desenvolvimento das ações do Outubro Rosa na Maternidade, anunciou a programação da campanha. As ações deste ano incluem a disponibilização de 300 mamografias para as funcionárias com idades acima dos 39 anos de idade, com direito a trazer uma convidada da família; a realização de palestras educativas durante todo o mês de outubro; e a realização de exames citológicos. “Estamos levando informação para toda a população e esperamos que nossas funcionárias aproveitem a ocasião para realizar seus exames de rotina”, disse Jussineide.
 
Os discursos aconteceram após o hasteamento das bandeiras da República Federativa do Brasil, da Paraíba, do Município de Patos e do movimento Outubro Rosa, sob o som da fanfarra do SESI. O diretor geral da Maternidade, Dr. Paulo Athayde, agradeceu a presença de todos os convidados e declarou aberto o mês do Outubro Rosa na Maternidade. Em seu discurso, ele lembrou da extrema importância desse período porque é quando a rede de saúde consegue conscientizar diversas mulheres para a prevenção do câncer de mama. “Vamos levar conhecimento a toda população e incentivá-las a realizar o exame”, comentou o médico.

Na abertura do Outubro Rosa da Maternidade, a equipe organizadora do evento também distribuiu botons, laços rosa em alusão à campanha, adesivos da campanha da Maternidade, chaveiros e informativo. A realização de palestras educativas sobre o câncer de mama e de útero também faz parte das atividades que serão realizadas ao longo do mês na Peregrino Filho. Enfermeiros, estagiários e outros profissionais que atuam na maternidade visitarão alojamentos da unidade, escolas particulares e das redes municipal e estadual de ensino para conscientizar mães e crianças sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de útero.

Programação e encerramento no dia 31

As mamografias na maternidade ocorrerão nos dias 06, 13, 20 e 27, (segundas-feiras) para todas as funcionárias com idade de 39 anos acima, com direito a trazer um convidado da família. E caso tenham histórico familiar de câncer de mama será a partir de 35 anos. Já nos dias 10, 17 e 31, no período da manhã, serão realizados exames citológicos das funcionárias pela escola de enfermagem das faculdades Integradas de Patos (FIP). Os dias 09, 13, 16, 20, 27, e 30 são reservados às palestras. “Uma equipe multidisciplinar da Maternidade dará palestras em algumas escolas, bem como distribuirá laços e botons no horário da manhã”, explicou Jussineide. Nos dias 07, 14, 21, e 28 (nas terças-feiras) e nos dias 09, 16, 23, e 30, (nas quintas-feiras) também acontecerão palestras, só que nos alojamentos da Maternidade com a equipe de estagiários de Enfermagem e Fisioterapia das Faculdades Integradas de Patos – FIP. O encerramento do Outubro Rosa em Patos será feito no dia 31, com um buzinaço nas principais ruas do centro da cidade, com a participação de todos os órgãos do Estado e Município solidários ao movimento. 

News Comunicação

Nenhum comentário:

Arquivo do blog