Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Mulheres recebem palestra educativa sobre a prevenção do câncer de mama


Mulheres dos bairros José Mariz, Morro, Liberdade e Geraldo Carvalho participaram na manhã desta quinta-feira (16) de uma palestra educativa sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A atividade aconteceu na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) em alusão à campanha Outubro Rosa. A palestra foi organizada pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Firmino e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceira com o Sesc. Ainda participaram da ação, alunos da área de saúde da ECISA.

O médico mastologista, Thiago Pereira, disse que o trabalho de conscientização é muito importante para a prevenção. “Inicialmente temos como preocupação a conscientização do público, neste caso, as mulheres, no tocante a importância do exame preventivo. Fazer o exame não significa ter a doença, pelo contrário, é uma medida de cuidado com a saúde, por isso a necessidade de divulgação da campanha”, disse.

Além da palestra, a Secretaria de Saúde de Patos disponibilizou a realização de consultas médicas, exames clínicos de diagnóstico do câncer de mama, tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, entre outros procedimentos para o público que compareceu no local e participou das atividades.

Nas UBS Ernesto Soares e Rita Palmeira, nos bairros Belo Horizonte e Juá Doce, também foram desenvolvidas atividades educativas junto a população, sobre a prevenção do câncer de mama.

Nesta sexta-feira (17), as atividades da Campanha Outubro Rosa acontecerão na Unidade Básica de Saúde Jardim Queiroz e, no Centro da cidade, ao lado da Prefeitura, onde será feita uma ação de panfletagem com o apoio do Tiro de Guerra (TG – 07-002) e outros entidades. 

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog