Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Audiência Pública destaca avanços conseguidos pelos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias


De propositura do vereador Maurício Alves, aconteceu na noite dessa segunda-feira (24), uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Patos, para expor os avanços adquiridos e as perspectivas futuras na carreira dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. A solenidade contou com a presença da presidente da casa, Nadigerlane Rodrigues, do vereador Toinho Nascimento, do presidente do sindicato dos ACS e AE, Bosco Valadares, do propositor da audiência, vereador Maurício Alves, além de representantes das duas categorias de trabalhadores da saúde.

Recentemente foi aprovada em 1ª e 2ª votação, a Lei Municipal que regulamenta o piso nacional para os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, que atualmente está em R$ 1.014,00 (Mil e quatorze reais). Os agentes de endemias tiveram o salário equiparado aos agentes de saúde, e também passam a receber esse mesmo valor de acordo com o piso nacional.

A secretária de Saúde do município, Ilanna Motta, considerou a provação da lei como uma conquista significativa para as duas categorias. “Eu vejo essa lei como uma segurança para esses profissionais, uma vez que ficarão acobertados quanto à garantia do piso nacional vigente, este que já vinha sendo pago há alguns anos, mesmo antes do repasse feito pelo Ministério da Saúde. Esse ganho mostra também a força desses trabalhadores em lutar por isso, e nós ficamos felizes em contribuir como gestão, para que esses avanços fossem efetivados por lei. Sempre tivemos essa posição de diálogo, que inclusive, já favoreceu a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salário, passando a envolver também os agentes de saúde e agentes de endemias”, comentou a secretária.


O vereador Maurício Alves, destacou o compromisso da gestão municipal com as categorias contempladas, tendo em vista que a cidade de Patos passa a ser modelo no tocante ao pagamento do piso nacional.

O presidente do Sindicato dos ACS e AE, Bosco Valadares, relatou que o piso salarial definido por lei também acrescenta ganhos em relação à aposentadoria. Ele ainda ressaltou que poucas categorias de trabalhadores possuem um piso garantido por lei, e que a gestão teve esse olhar diferenciado junto às referidas categorias.

Argemiro de Oliveira, agente de endemias, se posicionou positivamente sobre a provação da lei. “É mais uma garantia advinda de uma luta sindical, e mostra a sensibilidade de uma gestão aberta ao diálogo, onde os anseios dos profissionais foi atendido”, disse.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog