Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mutirão reúne agricultores e discute parcelamento de dívidas



 
Agricultores do município de Patos e região participaram na manhã desta segunda-feira (3) do mutirão de renegociação de dívidas junto às agências bancárias e instituições vinculadas ao desenvolvimento da agropecuária no nordeste. O evento aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Patos (ACIAP) e contou com representantes da Federação Paraibana da Agricultura e Pecuária (FAEPA) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). 

De acordo com o secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos, a avaliação é positiva, entretanto, é preciso que os agricultores mantenham-se organizados. “Foi uma reunião muito importante, principalmente, pelas informações que foram repassadas pelos participantes aos produtores rurais. Nosso objetivo é que os agricultores consigam sair da inadimplência, até porque isso é bom para o desenvolvimento rural do município”, disse. 

O assessor técnico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Edvaldo Brito, ressaltou que o mutirão faz parte de um compromisso firmado entre as instituições de crédito e as federações responsáveis pelo gerenciamento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural.

 “Este evento ele acontece em cada estado do nordeste, justamente, para atender a necessidade dos produtores rurais no sentido de renegociarem seus débitos. Tem situações em que o agricultor poderá pagar sua dívida em até dez anos com o desconto superior a metade do valor total adquirido, portanto, nossa recomendação é que os produtores que estão inadimplentes procurem suas agências para reaver essas situações”, comentou. 

O presidente da Faepa, Mário Borba, disse que a união das instituições envolvidas, mais a participação das ações do Governo Federal fortalece o crescimento da produção rural. “Este momento é essencial, porque é colocada para o agricultor a chance de sair da inadimplência, até porque temos conhecimento da grande quantidade de animais que morreram nestes últimos anos devido à estiagem e os agricultores precisam de crédito para recuperar o seu rebanho. O trabalho conjunto do governo federal, o ministério e demais instituições fortalece de forma positiva este trabalho de apoio ao homem do campo”, disse. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Patos, Everaldo Lima, também participou do evento e destacou o trabalho feito pelo governo municipal nas comunidades rurais. “Nosso trabalho também funciona em parceria com a agricultura, até porque temos a preocupação do desenvolvimento de projetos e a geração da renda nas comunidades rurais. No momento em que os agricultores possuem do crédito eles podem de imediato desenvolver projetos em suas áreas, o que é muito importante para o desenvolvimento e sustentação das famílias no campo”, afirmou. 

Segundo o gerente do Banco do Nordeste de Patos, Iranildo Horácio, a agência bancária que atende a região tem aproximadamente o número de seis mil agricultores que estão em situação de inadimplência. “Esse número ele deve ser reduzido, até porque todos estes clientes estão enquadrados dentro dos benefícios anunciados pelo governo quanto do desconto para renegociação das dívidas, porém, tudo depende do interesse do agricultor”, disse. 

Epitácio Germano

Nenhum comentário:

Arquivo do blog