Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PPSI, PNAIC e Liga Pela Paz compartilham saberes na Paraíba




A educação pública no Estado da Paraíba vive importante momento, com grandes avanços confirmados nos últimos anos pelo Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, resultados alcançados graças aos investimentos numa política que valoriza o Magistério e a aprendizagem escolar desde seu princípio, criando as possibilidades para ampliação da cidadania e inclusão social do alunado.

 Com a implantação de programas pedagógicos, a exemplo do PPSI – Programa Primeiros Saberes da Infância e do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a comunidade escolar ficou mais coesa e ciente das mudanças positivas em curso.

 O PPSI, que está completando um ano de aprovação pelo Conselho Estadual de Educação no neste mês de outubro, é uma proposta de ensino idealizada a partir das experiências internas da Paraíba e que visa trabalhar justamente a base da educação, fase que dará solidez ao aluno, tendo em vista que sua vida estudantil está ligada à primeira infância.

“Após o PPSI, o Estado implantou o PNAIC, visando atender a política de qualificação continuada desses professores dos Primeiros Saberes. Mas ainda faltava algo para fechar esse círculo na educação fundamental. Foi aí que veio a Liga Pela Paz, para humanizar esse processo, preparar educadores e educandos emocionalmente para trilharmos por uma cultura de paz na comunidade escolar”, comentou Maria dos Prazeres Bezerra, coordenadora estadual do PPSI e idealizadora do Primeiros Saberes, juntamente com as professoras Edvirgens Soares e Maria Vânia da Silva Luksys.

 O PPSI, que despertou interesse de outros estados em adotá-lo, é um reforço a alunos de 1º ao 5º ano com atividades complementares de leitura, escrita, oralidade e lógico-matemático. No conteúdo são trabalhados paradidáticos de autores paraibanos, atividades diversas relacionadas ao programa, CDs com músicas infantis para acolhimento dos alunos em sala de aula e kit para o professor de história e geografia.

O PNAIC vem cumprindo seu papel formador e, ao trazer a Liga pela Paz trouxe também a volta da autoestima para os educadores, que vislumbraram um novo tempo para a educação, para a redução da violência e maior cumplicidade com os educandos, no sentido de promover o desenvolvimento social e cognitivo destes. 

Para Edvirges Soares, gerente operacional do ensino fundamental do Estado, havia um espaço de afetividade a ser preenchido no plano de educação no qual já estavam inseridos o PPSI e o PNAIC, a Liga Pela Paz se encaixou perfeitamente nessa parceria. “Existe muita carência afetiva devido a fatores diversos, como famílias desestruturadas, crianças sem referência paterna, sem respeito, carinho. Acreditamos que haverá grande melhora de comportamento, mais respeito e harmonia no âmbito escolar”, comentou Edvirges.


“A Liga pela Paz é uma metodologia de trabalho de prevenção à violência, fazendo o uso da emoção, algo que vem dando certo. A Liga Pela Paz, nessa parceria com o PNAIC e com o PPSI, juntos fortalecem o processo de alfabetização e vislumbram uma cultura de paz nas escolas pela estabilidade emocional da comunidade, trará progresso no aprendizado, mais qualidade e resultados da educação”, opina Alzenira Araúdo da Silva, orientadora do PNAIC em João Pessoa e coordenadora estadual do Programa Mais Educação.

Marcos Eugênio (Assessoria)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog