Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 23 de novembro de 2014

Rotaract Club de Patos ganha prêmio de melhor semana mundial com trabalho no Matadouro








O ENERC – Encontro Nordestino de Rotaract Clubes, ocorrido no final de semana passado no Water Play em Patos, trouxe uma importante conquista para essa cidade, com o Rotaract Club Patos Sul sagrando-se vencedor da Melhor Semana Mundial, com ações desenvolvidas na comunidade do Matadouro, ações essas que tiveram apoio da 6ª Gerência Regional de Saúde.

Não faltaram entusiasmo e compromisso com a causa proposta pela competição para a equipe Patos abordar os 8 meios de mudar a vida. Na primeira ação, denominada “Anjos das Famílias”, os rotarianos trabalharam ao tema Erradicação da pobreza no mundo, com a distribuição de duas cestas básicas à famílias adotadas por eles. “Nossa próxima meta é criar a plantação de uma horta, para que seja cuidada pelas mulheres”, comentou William de Sá, presidente do Rotaract Patos Sul.

A segunda ação, Doe amor através de um livro, foi Educação Básica para todos. Depois de uma gincana, os jovens do Rotaract conseguiram arrecadar 30 livros, que foram doados à Biblioteca Municipal.  A terceira etapa do projeto foi: Igualdade entre os sexos e valorização da mulher. Eles participaram da passeata no 11 de março, movimento de conscientização de combate à violência contra a mulher, estendendo a ação com distribuição de material informativo sobre a realização da mamografia, tendo como suporte a 6ª Gerência Regional de Saúde.

Na ação Adote um bebê, o Rotaract Patos visitou a bebê por ele adotada, Maria Sofia, acompanhada desde o ventre materno, quando nasceu com 2,5 Kg. Para ela e sua família são arrecadados recursos, como forma de reduzir a desnutrição. Fazer busca ativa por gestantes e acompanhá-las na atenção básica, fez parte da ação Amor de mãe. Duas mulheres grávidas, um delas com gravidez de risco receberam essa atenção.

Na ação de número 6 os rotarianos fizeram campanha de doação de sangue para o Hemonúcleo local e de medula óssea, quando cinco entraram para o cadastro nacional de doadores de medula óssea.

No quesito “Garantir a sustentabilidade ambiental, os jovens rotarianos adotaram uma árvore que seria derrubada na 6ª GRS para ampliação de sua estrutura. Hoje eles cuidam da mesma e realizam reuniões sob ela. Além disso plantaram várias outras em pontos da cidade.

A última etapa do projeto do Rataract Patos Sul foi em realizar uma feirinha de projetos voltados aos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, idealizado pela ONU. Escolheram a escola estadual Coriolano de Medeiros. O objetivo foi levar informações diversas aos alunos daquela instituição sobre saúde do homem e da mulher, erradicação da pobreza no mundo, como cuidar do meio ambiente, combate à dengue, dentre outros. A escolha dos projetos foi feita por avaliadores de SP, PR, PE e CE.

O Rataract desenvolveu outras tarefas extras, como parceria com o Banco de Leite materno da Maternidade Peregrino Filho, realizando panfletagem e mostrando a importância das mulheres que amamentam doar o excedente para àquelas que não conseguem produzir seu próprio leite.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog