Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Serviço de Inspeção Municipal inicia procedimentos de adesão ao Sisbi




A equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) recebeu na manhã desta quinta-feira (27) uma comissão técnica do Ministério da Agricultura, que esteve em Patos para verificar a execução do trabalho no município e orientar a coordenação sobre os procedimentos de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). 


Segundo o representante do Ministério da Agricultura no estado da Paraíba, Vandberg Braz, o objetivo é orientar os profissionais que compõem o serviço no município e ampliar os espaços de distribuição dos produtos fiscalizados pelo Sim. “Essa primeira visita trata-se de uma auditoria prévia de caráter de orientação, no sentido de verificar o serviço quanto da exigência da legislação, e depois, em segundo momento, outra auditoria será feita para conclusão do processo e adesão do Sim ao Sisbi, o que possibilitará para o comércio local a distribuição de seus produtos para qualquer estado brasileiro”, explicou. 


O coordenador do Serviço de Inspeção Municipal em Patos, Petrônio Gouveia, destacou que a iniciativa representa um avanço, sobretudo, uma garantia de qualidade para os produtos produzidos no município. “Essa auditoria prévia é parte do procedimento inicial para a adesão do Sim ao sistema Sisbi e, que após enviada a documentação para o Ministério da Agricultura, uma segunda auditoria de modo conclusivo será feita,  para então conseguirmos o aval da comercialização dos produtos que são produzidos em nosso municípios para outras regiões. Outro fator importante é a qualidade do produto, uma vez que a fiscalização ela atende ao cumprimento de várias observações e critérios”, disse. 


Sebastião dos Santos, secretário de Agricultura, ressaltou o empenho da gestão no fortalecimento do serviço e destacou a importância de conseguir adequar as regras ao sistema do Sisbi-Poa. “É muito importante esse trabalho, principalmente, pelo crescimento que temos nesse segmento da produção de produtos em nossa cidade, portanto, nosso objetivo é fortalecer o serviço, ao mesmo tempo em que valorizamos também, a qualidade dos produtos dentro do mercado”, comentou.


Em caso de aprovação, o município de Patos será o primeiro do estado da Paraíba a adequar o Serviço de Inspeção Municipal ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que autoriza a comercialização dos produtos produzidos no município para comercialização em outros estados.

Epitácio Germano

Nenhum comentário:

Arquivo do blog