Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Servidores municipais participam de capacitação para o combate as drogas em Patos


As secretarias de Articulação Social e Desenvolvimento Social em parceira com a Universidade Estadual da Paraíba e Ministério da Justiça, através da Política Nacional sobre Drogas, realizam uma capacitação para os servidores municipais de diversas áreas, com o objetivo de melhor atender a população que se encontra em situação de grande exclusão social.
A capacitação foi proferida pela psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Tereza Endo, que é referência nacional no enfrentamento aos problemas relacionados ao uso de drogas. Ela esteve em Patos, nesta sexta-feira, 31 de outubro, na Associação Comercial e Industrial de Patos, para o curso de capacitação dirigido a servidores públicos de diversas áreas como Saúde, Educação, CREAS e CRAS, que atuam diretamente com usuários de drogas.
A psicóloga aproveitou a oportunidade para falar sobre a capacitação e o tema abordado durante a palestra.
“O tema abordado é o acompanhamento dessas pessoas, que tem a problemática o uso abusivo de álcool e outras drogas. Estamos abordando o gerenciamento dos casos e da reinserção social”, disse.
Para a coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Kézia Naara, a capacitação tem sido de grande importância para a equipe na questão do trabalho voltado para usuários de drogas.
“Essa capacitação para o CREAS é de grande importância, uma vez que a gente trabalha diretamente com esses casos de dependência. Então, vimos aqui temas como a redução de danos que é a melhor ferramenta para trabalhar com esses casos”, falou.
Também esteve presente no evento a assistente social do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Severina Celestino, Joana Cavalcante, que falou sobre os benefícios que a capacitação traz aos servidores do centro.
“A atenção aos usuários de drogas, na área abrangente que o CRAS atende, vamos desenvolver um melhor acompanhamento junto as famílias, que é o nosso maior objetivo”, concluiu.
Para Jadicelí Rodrigues Vieira, professora de psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que está coordenando o Centro Regional de Referencia de Formação de profissionais da Saúde e Assistência Social do Estado, falou sobre o evento realizado em Patos.
“Patos é o segundo município onde estamos capacitando os profissionais. A importância desses cursos para os municípios vem preencher uma lacuna pela necessidade que os profissionais têm de conhecer essa nova realidade. O foco principal dessa capacitação é sobre as consequências do uso excessivo das diversas drogas”, relatou.
A capacitação teve início em outubro e segue até o dia 15 de novembro em Patos.
 
Palloma Pires

Nenhum comentário:

Arquivo do blog