Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Culminância da Liga Pela Paz: Escolas apresentam trabalho desenvolvido em 2014


Maria dos Prazeres

As escolas estaduais da Paraíba, representadas pelas 14 Gerências Regionais de Ensino, estão articuladas para participarem, neste dia 18, quinta-feira, da culminância dos trabalhos desenvolvidos em torno da Liga Pela Paz, metodologia que está quebrando paradigmas da pedagogia tradicional a partir da educação para as emoções. Trata-se de um importante momento para os paraibanos testemunharem os avanços que estão ocorrendo no ensino fundamental.

O evento acontecerá das 8h30 às 12h00 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos, localizada à Rua Bourgueville, s/n na Anatólia. Dele participarão coordenadores do PPSI – Programa Primeiros Saberes da Infância das 14 gerências de ensino, equipe pedagógica da Secretaria de Estado da Educação, orientadores do PNAIC – Pacto Nacional de Aceleração da Aprendizagem na Idade Certa e equipe gestora da Secretaria Estadual.

Para a coordenadora estadual do PPSI – Programa Primeiros Saberes da Infância, Maria dos Prazeres, essa culminância, com a exposição das experiências vivenciadas intra e extraescolas, representa um tipo de prestação de contas. “É um momento de relatos importantes do que está ocorrendo na comunidade escolar paraibana, graças à presença da Liga Pela Paz, que fomenta a construção de uma cultura de paz, de não violência nas escolas e avanços nos índices de aprendizagem”, comenta Prazeres. 

O encontro contará com a presença do idealizador da Liga Pela Paz, Professor João Roberto de Araújo, palestrante do encontro, que vai falar sobre “Educação Emocional e Social na Paraíba: os avanços e desafios de um processo regular e permanente”.

 “Foi a melhor parceria que conseguimos”. Assim define a presença da Liga Pela Paz no ensino fundamental da Paraíba, a coordenadora estadual do PPSI. Ela explica que havia uma preocupação muito grande com as questões interpessoais devido ao desajuste das famílias, onde a emoção não costuma prevalecer, algo que refletia diretamente em sala de aula com alunos agressivos, arredios, desatenciosos. “Todo o material da Liga nos leva a uma reflexão, a uma análise. Criança gosta de quê?, de um carinho, de ser tratada bem, ser bem recebida nos cantos. Não que isso não ocorria, mas foi dada uma ênfase bem maior”, enfatiza Maria dos Prazeres. 

Já no primeiro ano de experiência de desenvolvimento da Liga Pela Paz, os educadores conseguem constatar profundas mudanças de comportamento do alunado e melhoria da autoestima na comunidade escolar. Os educadores revelam que estão mais entusiasmados pela práxis educacional, por um modelo de ensino que prioriza a emoção, estratégia crucial na humanização do aprendizado.
Data: 18/12/14 (quinta-feira)

Local: E.E.E.F. Francisco Campos - Rua Bourgueville, s/ nº, Anatólia- próximo ao Shopping Sul. 

Programação:
8h30 - 9h00   Credenciamento e Café de Boas Vindas
9h00 - 9h15   Abertura com Secretária Márcia Lucena
9h45 - 10h15  Apresentação cultural
10h15 -12h00 Seminário com Prof. João Roberto de Araujo:
“Educação Emocional e Social na Paraíba: os avanços e desafios de um processo regular e permanente”.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog