Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

FOCCO-PB: Mãe d’Água está entre os 10 municípios do estado com maior transparência administrativa




Entre os 223 municípios paraibanos, a cidade de Mãe d’Água-PB ficou em 5º lugar no ranking dos portais de transparência de documentos públicos. De acordo com dados divulgados essa semana pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) o portal do município, que fica localizado no Sertão do estado,na região metropolitana de Patos, recebeu a nota 7,07 ficando atrás apenas de João Pessoa que alcançou o 1º lugar com 7,88 pontos; 2º Junco do Seridó, com 7,45; 3º Maturéia, 7,24 e 4º Campina Grande, que alcançou 7,09. Entre os 10 municípios mais transparentes do estado, Mãe d’Água ficou a frente de Cajazeiras, 6º lugar, com 6,75; Araruna, 7º lugar, 6,70; Patos, 8º lugar, 6,68; Pedra Branca, 9º lugar, 6,57 e Pombal, 10º lugar, com 6,55 pontos.

A análise feita pela ONG Contas Abertas, 2014, levou em consideração os critérios de conteúdo, série histórica e frequência de atualização, e por fim a usabilidade dos dados. De acordo com o relatório das características do portal de transparência feito pela ONG, Mãe d’Água atingiu 1.400 da nota máxima no quesito conteúdo, 700 na série histórica e frequência de atualização, e 700 em usabilidade.

Ainda de acordo com o levantamento do FOCCO, Mãe d’Água é o 2º município mais transparente do Sertão do Estado, perdendo apenas para Maturéia, localizado na Serra do Teixeira. Para a prefeita Margarida Fragoso (Margarida Tota) embora o levantamento coloque o município no topo dos que possuem maior respeito ao cidadão no repasse das informações públicas, “Não estou fazendo mais que minha obrigação”. Ressaltou. “Aliás, gostaria de ser justa e lembrar que a transparência tem sido uma marca forte não somente da minha gestão, mas também dos que me antecederam. Lembro que no ano de 2011 o ex prefeito Junior Tota foi destaque nacional por ter tido suas contas referentes ao ano de 1999 aprovadas com louvor pelo Tribunal de Contas do Estado”. Lembrou a chefe do poder do executivo.

Em 2010, o ex-prefeito Péricles Viana de Oliveira Júnior –Junior Tota – foi destaque nacional outra vez por ter tido as contas referentes ao exercício 2008, aprovadas também com louvor. Na época, o conselheiro do TCE-PB, Nominando Diniz, que se absteve de votar, observou que Mãe D'água, ao longo de toda sua existência, nunca teve uma prestação de contas de prefeito rejeitada pelo Tribunal.

Ainda de acordo com a prefeita Margarida Tota, os secretários de sua gestão têm contribuído muito com a administração, “Pois seguem a risca minha orientação de tornar pública todas as ações do governo.” Reconheceu a prefeita. “Toda cidadã ou cidadão que procurar qualquer informação a respeito da administração pode fazê-lo na sede da prefeitura, ou junto aos secretários que gerenciam as pastas do governo .” Finalizou a prefeita.

Célio Martiinez

Nenhum comentário:

Arquivo do blog