Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de dezembro de 2014

Vereadoras debatem políticas públicas para ampliar rede de atenção à mulher vítima de violência em Patos


Em Audiência Pública realizada na noite da sexta-feira, 05, no Plenário da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, a presidente Nadigerlane Rodrigues Guedes e as vereadoras Cláudia Leitão, Isis Karla e Lucinha Peixoto, debateram junto com representantes de alguns órgãos de atenção à mulher e com a secretária executiva de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Patos, Delma Bezerra, temas relacionados à Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, possíveis estratégias para este fim e as ações de proteção a mulher que são desenvolvidas no município.

A secretária Delma Bezerra avaliou como bastante proveitoso o debate e destacou a participação feminina na Câmara e no Executivo Municipal como importante para estas lutas. “Aconteceram depoimentos maravilhosos nesta noite. Falamos dos interesses da mulher num todo, mas sempre voltado para os 16 Dias de Ativismo, o que foi um momento muito interessante e mais audiências iguais a esta, teriam que acontecer, porque a mulher em si, a cada dia sobe um degrau e nós estamos trabalhando de todas as formas para que cada dia melhore o atendimento à mulher patoense. E esse debate aqui, junto com as nossas vereadoras, que hoje são quatro, com a nossa prefeita Francisca Motta, que também é mulher, só contribui para engrandecer os movimentos feministas”, comemorou Delma.

A presidente da Câmara e propositora do Requerimento Nº 255/2014, que convocou esta Audiência Pública, ponderou sobre o público presente, reafirmando que, a quantidade, especialmente se tratando de movimentos de luta pela não violência contra a mulher, nunca foi um fator preponderante.

“Todo movimento que diz respeito à violência contra a mulher, ele não dispõe de um público tão grande, porém o nosso objetivo não é quantidade e sim qualidade. É importante que as pessoas que estão aqui, que são multiplicadoras de opinião, que são pessoas que estão diuturnamente voltadas para a prevenção, para o fim da violência contra a mulher, saibam que esta Casa está atuante e, principalmente, foi muito importante para nós vereadoras ouvirmos o que elas tinham a dizer”, enfatizou.

Nadir também comentou sobre a ausência da delegada Tâmara Lenina Xavier de Lucena, responsável da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, que não pôde comparecer, justamente, por estar atendendo um caso de violência naquele momento.

“Na noite de hoje, quando debatemos as principais formas de violência às quais as mulheres são submetidas, infelizmente, não pudemos contar com a presença da Drª. Tâmara, pois a mesma estava em atendimento à mulher, e esse atendimento nesse horário é um fator resultante do trabalho desta Casa, que conseguiu por meio de requerimento viabilizar o funcionamento da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher em tempo integral, incluindo finais de semana e feriados, pois se esta Casa não tivesse lutado por este atendimento à noite, com certeza a delegada estaria aqui, mas a mulher não estaria recebendo o atendimento devido”, ressaltou.

A vereadora Cláudia Leitão disse que a Casa está de parabéns por não ter deixado passar despercebida esta data tão importante e lembrou as mulheres patoenses que aqui na cidade elas têm uma gama de serviços a que podem procurar em casos de violência.

“Esta Casa está de parabéns por não ter deixado passar em branco esta data tão importante dos 16 Dias de Ativismo, que aborda a violência contra a mulher. Aqui tomamos conhecimento que, no ano passado, tivemos um indicativo de 352 mulheres que foram vitimadas e que buscaram os serviços do CRAM e da Delegacia da Mulher para fazer a sua denúncia, mas, a gente entende que ainda é pouco para Patos. A gente sabe que esse número é bem mais amplo e esse momento de hoje é um convite e um alerta que fazemos à mulher, dizendo que ela precisa dizer basta a violência e procurar os equipamentos que estão disponíveis em nossa cidade, quer seja o CRAM, a Delegacia da Mulher, os CRAS, ou os CREAS e que não tenham vergonha de fazê-lo, pois em Patos elas encontram condições de serem atendidas e de receber um atendimento de qualidade”, conclamou a vereadora.

A partir do debate surgiram propostas que serão encaminhadas para apreciação da Câmara Municipal e também outras demandas que já terão início nesta semana, quando na próxima quarta-feira, as vereadoras, acompanhadas pela representante da UBM, Elizabete Barreto, pela presidente da Associação de Mulheres dos Bairros, Terezinha de Jesus, pela assessora jurídica do CRAM, Maria do Carmo França e pela representante da Secretaria de Educação de Patos, Marlieide Rodrigues, que também participaram da audiência, irão fazer uma visita ao CRAM e, posteriormente, visitarão os demais órgãos que compõem a rede de atendimento à mulher vítima de violência em Patos.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog