Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

TCU rejeita denúncia de Vital sobre uso político de carros-pipa na Paraíba


Tribunal de Contas da União julgou improcedente a Representação feita pela Senador Vital do Rêgo denunciando motivação política na suspensão do abastecimento de água por carros-pipa ao município de Emas. A cidade é contemplada pelo programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura desde julho de 2012, quando foi celebrado o primeiro contrato, mas não prestou de um destes contratos em tempo devido, conforme o Acórdão 8446/2013-TCE da 1ª Câmara.
 
Segundo a decisão dos ministros do TCU, a suspensão do abastecimento entre os meses de maio e junho de 2013 aconteceu por “falta deprestação de contas da 3ª parcela dos recursos do Convênio 89/2013, com vigência expirada em 15/5/2013, e da falta de solicitação de celebração de novo convênio após essa data, e não em razão de questões políticas, conforme os termos iniciais da denúncia oferecida”.
 
O relator, ministro do TCU José Múcio Monteiro, sugeriu em seu parecer a improcedência e o arquivamento da Representação do senador Vital do Rêgo. O magistrado destacou ainda que, no decorrer do processo, a prefeitura de Emas “renovou o convênio e os serviços de abastecimento de água, efetivado por carros-pipa, foram regularizados e estão funcionando adequadamente”.
 
O secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, garantiu que envio de carros-pipa foi suspenso apenas por um mês, devido à inadimplência da Prefeitura de Emas. Tendo sido normalizado após a prestação de contas sobre o Convênio. “Apresentamos toda documentação ao TCU e atestamos que não houve qualquer uso político do programa de carros-pipa para a cidade. Após um pequeno período de suspensão do abastecimento, o prefeito nos procurou e prestou contas da aplicação da verba. Assim, os recursos foram novamente liberados e a população voltou a ser beneficiada”, explicou o gestor.
 
Para assegurar a continuidade do programa, o município prestar contas de cada parcela recebida, para que a subsequente seja liberada, de acordo com Efraim Morais. “Este foi o critério apontado pela Defesa Civil e determinado pelo governador Ricardo Coutinho para assegurarmos que os recursos estão realmente sendo destinados à assistência para a população paraibana que mais precisa”, relatou.
 
O secretário destacou ainda que os convênios celebrados com todos os municípios participantes do programa foram renovados neste mês de janeiro. “Tanto a cidade de Emas, quanto as demais, estão com seu abastecimento garantido, e contratos renovados já no primeiro mês deste ano”, arrematou.

parlamentopb

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Triagem neonatal: Reduzido tempo para resultado do Teste do Pezinho



O Teste do Pezinho, exame que permite detectar precocemente doenças, cujos sintomas não são percebíveis nos primeiros dias de vida do bebê, e que podem causar sérios prejuízos ao desenvolvimento da criança, agora tem seu resultado conhecido mais rapidamente. Graças a uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo da Paraíba, que está disponibilizando envelopes para que os municípios façam a coleta do sangue e enviem via sedex ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba), encurtando o tempo, e em 24 horas se conhece o resultado.

Quando o resultado aponta existência de alguma anormalidade, o Laboratório entra em contato com os responsáveis pela coleta para que o bebê receba logo o atendimento adequado. Nesta quinta-feira 16 a 6ª Gerência Regional de Saúde reuniu profissionais da região de Patos que lidam diretamente na realização do teste do pezinho para explicar as mudanças implementadas pelo MS.

Segundo o gerente regional, José Leudo Farias, antes o resultado demorava até três meses e agora há a possibilidade de sair em até 24 horas. Diz que houve casos no mês passado que devido essa agilidade, crianças com sete dias de vida já estavam recebendo tratamento devido a rapidez do resultado. “Quanto mais cedo houver o diagnóstico mais rápido será oferecido o tratamento à criança”, comentou.

Acrescentou que a Paraíba, um dos estados selecionados para esse projeto piloto do Governo Federal, em todas suas gerências, os municípios enviarão suas coletas semanalmente. A experiência do envio das amostras pelo sedex irá até março, dia 14.

O ideal é que se faça o Teste do Pezinho entre três e cinco dias de vida do bebê. Mas nota-se que a Paraíba está longe de atingir essa meta. Espera-se que com o processo de informação que está sendo feito pela Secretaria de Estado da Saúde, os municípios deem respostas positivas enviando as amostras no período adequado. Essas informações devem ser repassadas às gestantes nas unidades de saúde onde realizam seu pré-natal. Na 6ª regional de saúde, que compreende Patos e mais 23 cidades, há sete municípios que ainda não realizam o teste. Técnicos dessa gerência estão à disposição para auxiliá-los na capacitação de pessoal.

Marcos Eugênio (Ascom 6ª GRS)




9.537 Agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem da PB receberão formação em Saúde Mental


Numa parceria do Governo Federal com a Fiocruz, Escola Grupo Hospitalar Conceição, estados e municípios, o Projeto Caminhos do Cuidado pretende formar em saúde mental 290.760 agentes comunitários de saúde (ACS) e auxiliares e técnicos de enfermagem da atenção básica (ATEnf) em todo o território nacional. Na Paraíba são 9.537 alunos, distribuídos por 239 turmas. Serão selecionados 66 tutores (professores) e 4 orientadores em nosso Estado, os quais serão responsáveis pela transmissão de conhecimentos. Após selecionados, os tutores e coordenadores receberão capacitação.

O objetivo do Caminhos do Cuidado é contribuir para a formação de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica, na área de saúde mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta. Eles são personagens importantes nessa ação por manterem maior contato com os usuários de drogas, conhecerem melhor a história de cada um.

Os alunos também devem participar do processo de reforma psiquiátrica, da política de saúde mental direcionada à atenção psicossocial, visando justamente a reintegração social e da cidadania dos usuários de álcool e outras drogas. O papel do ACS e do ATEnf no cuidar da saúde mental será também ponto de discussão durante a formação.

Seleção

Orientadores: precisam ter formação superior com pós-graduação nas áreas da Saúde Mental, da Saúde Coletiva, da Saúde Pública, da Atenção Básica, da Educação ou das Ciências Sociais; experiência profissional mínima de dois anos nas áreas da Saúde Mental, Atenção Básica e/ou Saúde Coletiva, em ensino, gestão ou serviço.

Tutores: Ter formação superior na área da saúde, experiência profissional mínima de um ano na Atenção Básica ou na Saúde Mental, ou docência na área da Saúde na temática de Atenção Básica ou na Saúde Mental, da rede do Sistema Único de Saúde

Os orientadores terão uma formação de 24h. Sendo esta etapa classificatória e eliminatória. Após a seleção, os orientadores contribuem na formação de 40hdos tutores.

Os tutores terão uma formação de 120h, sendo 40h presenciais, que será critério de seleção classificatória e eliminatória, e 80h em EAD durante o período de formação de no mínimo 3 turmas  de ACS e ATEnf.

Período de Inscrições no site e envio de documentações: 20 a 30/01/2014 – CEFOR e Gerências Regionais de Saúde.

Formação
Os ACS e ATEnf terão a  formação   com uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas serão desenvolvidas na modalidade presencial e 20 horas na modalidade dispersão.

 Cada turma terá o acompanhamento de dois tutores, e será composta por 40 alunos entre ACS e ATEnf.

As turmas ocorrerão conforme cronograma pactuado em cada Estado, de forma descentralizada respeitando a organização das regiões de saúde.

O material didático e alimentação nos dias da formação serão custeadas pelo projeto.

Contrapartida dos municípios: Liberação ACS e ATENF, Deslocamento quando necessário, indicação de locais públicos para a realização das formações.

A formação dos ACS e ATEnf ocorrerá de forma descentralizada, respeitando a especificidade e os pactos de cada local, em parceria com os Governos Estaduais, Secretárias Estaduais de Saúde,  ETSUS, ESP, as áreas técnicas da Saúde  Mental, Atenção Básica e COSEMS.


Maiores informações na 6ª GRS – Fone: 83-3423-2243

Sebrae orienta microempreendedores individuais para não perderem benefícios


Palestras sobre as obrigações desses empresários terão início nesta sexta-feira (16), em Campina Grande, e no sábado (17) em Cajazeiras

Microempreendedores Individuais (MEI) de seis cidades paraibanas receberão capacitação e orientações intensificadas do Sebrae durante os meses de janeiro e fevereiro. Os empresários inseridos nessa categoria, faturam até R$60 mil por ano, não têm custo para a abertura da empresa e pagam impostos mais baixos. Na Paraíba, há um registro de quase 50 mil dessas empresas, que possuem diversos benefícios, mas também obrigações. Para orientar esses microempreendedores sobre seus deveres e capacitá-los, o Sebrae está realizando palestras e oficinas.

Uma das obrigações dos MEI é o envio da Declaração Anual de Rendimentos para a Receita Federal. O prazo já está aberto e pode ser feito pelo Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Em Campina Grande, haverá três palestras sobre o envio deste documento, dias 16 e 30 de janeiro e dia 13 de fevereiro. Em Cajazeiras, a mesma palestra acontecerá neste sábado, dia 17.

“Os microempreendedores individuais têm poucas obrigações a cumprir, não pagam imposto de renda, por exemplo. Mas eles precisam entregar essa declaração de rendimentos anualmente. Cumprindo esse compromisso, o MEI fica em dia com a Receita Federal, Estadual e Municipal e não perde os benefícios dessa política pública”, explicou o analista técnico do Sebrae Paraíba, Alexandro Teixeira. 

Quem não enviar o documento perde os benefícios a que tem direito, como acesso ao crédito, cobertura previdenciária, participação em licitações e emissão de nota fiscal. O prazo final para o envio da declaração é 31 de maio, mas quem deixar para enviar o documento após 31 de janeiro ficará impedido de emitir os boletos para os pagamentos de seus tributos mensais até que seja feita a declaração.

Outras capacitações
Entender a tributação, como usar um blog ou uma loja virtual para alavancar as vendas, gestão de pessoas e finanças são outros temas que fazem parte da grade de cursos oferecidos pelo Sebrae para os Microempreendedores Individuais.

Durante este mês de janeiro, quatro cidades da região do Curimataú paraibano serão contempladas com as oficinas SEI (Sebrae Microempreendedor Individual). Empresários de Tacima, Araruna, Barra de Santa Rosa e Damião receberão os cursos sobre “Sei Vender” e “Sei Controlar meu dinheiro”. Em fevereiro e março, outras cidades da região também receberão as oficinas. Para participar, os empresários devem se inscrever pelo telefone 3373-1272.

PROGRAMAÇÃO
CAMPINA GRANDE
Dia 16 de janeiro: 9h - Palestra MEI sobre  Declaração Anual de Rendimentos 2013
Dia 30 de janeiro: 9h - Palestra MEI sobre Declaração Anual de Rendimentos 2013
Dia 13 de fevereiro: 9h - Palestra MEI sobre Declaração Anual de Rendimentos 2013

CAJAZEIRAS 
Dia 17 de janeiro: 9h - Palestra MEI sobre Declaração Anual de Rendimentos 2013

ARARUNA 
Dia 15 de janeiro: 19h – Oficina “Sei Controlar Meu Dinheiro”

TACIMA
Dia 15 de janeiro : 8h30 - Oficina “Sei Vender” 

BARRA DE SANTA ROSA
Dia 16 de janeiro: 14h - Oficina “Sei Vender” 

DAMIÃO
Dia 16 de janeiro: 19h - Oficina “Sei Controlar Meu Dinheiro”


UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
SEBRAE PARAÍBA

Governo firma parceria para realização de cursos e transmissão de neurocirurgias pediátricas


O Governo do Estado, por meio do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, assinou, nessa terça-feira (14), convênios para realização de cursos e transmissão online de neurocirurgias pediátricas de alta complexidade. A parceria envolve as Academias de Educação Médica Alemã e Finlandesa, Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene/Famene) e a Universidade Federal da Paraíba.
O convênio prevê a realização de dois cursos (Neuroendoscopia e Craniostenoses), que serão iniciados até o fim deste semestre. Além de agilizarem o tratamento de hidrocefalia, tumores e cistos intracerebrais, os cursos vão possibilitar o intercâmbio de conhecimentos. De acordo com o chefe do Serviço de Neurocirurgia Pediátrica do Complexo Arlinda Marques, Christian Diniz Ferreira, cerca de 30 neurocirurgiões do Brasil e de outros países vão participar da formação.
Ele explicou que as aulas serão ministradas nas dependências da faculdade Facene/Famene, já as cirurgias serão realizadas no Complexo Arlinda Marques. Cabe à Universidade Federal da Paraíba transmitir, por meio de imagens de alta resolução, o curso e as cirurgias online para os participantes de outros países, inclusive para a Finlândia e para a Alemanha.
“Esta parceria tem tudo para dar certo. Conseguimos juntar o melhor time do nosso país. Temos o laboratório experimental da Faculdade de Medicina Nova Esperança, considerado um dos melhores do Brasil, a melhor equipe de transmissão de vídeo, chefiada pelo doutor Guido Lemos, da UFPB, e o apoio e suporte fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde para a realização dos cursos”, afirmou Christian Diniz.
O secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, explicou que o Governo do Estado busca firmar parcerias com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do povo paraibano. Para o secretário, o diálogo e o trabalho conjunto são ferramentas importantes para o desenvolvimento de ações e projetos que tragam benefícios para a população. Sobre a parceria, Waldson Souza espera que o sucesso seja alcançado e que outras sejam firmadas focadas no bem estar da população.
O diretor geral do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, Bruno de Souza, acredita que a parceria trará bons resultados para o Estado. “Com mais esta ação, o Governo do Estado também demonstra o cuidado com a saúde do povo paraibano”, avalia Bruno Leandro.
Para o vice-diretor geral da Facene/Famene, Eitel Santiago Silveira, a instituição de ensino adotou uma maneira diferente de aprendizado. “A gente investe em tecnologia. equipamentos e conhecimentos, além do aluno, pois a nossa meta não é só a formação acadêmica, mas também cívica, para que o profissional, ao término do seu curso, possa atender ao paciente de forma humanizada e com qualidade. Nosso objetivo maior é fazer com que a saúde chegue às pessoas mais carentes, estamos preocupados com o bem estar da população”, destacou Eitel.
Sobre a parceria com o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, Governo do Estado e com a Finlândia e a Alemanha, Eitel Santiago destacou que será um grande momento, que ficará na história da saúde da Paraíba. “A partir desse evento, o nosso Estado será projetado para o mundo”, enfatizou.

Secom-PB

Maranhão diz que candidatura a deputado é ato de renúncia

O presidente estadual do PMDB da Paraíba, José Maranhão, disse hoje que a decisão de disputar um mandato como deputado federal nas eleições deste ano representou um ato de renúncia. Ele explicou que as pesquisas feitas para consumo interno apontavam seu favoritismo para o Senado, mas, a definição se deu por causa da necessidade de o PMDB oferecer a vaga do Senado para um partido com o qual deseje fazer aliança no pleito.
- Eu decidi renunciar e concorrer a deputado federal. Assim, Veneziano Vital terá condições de celebrar suas alianças com mais tranquilidade - disse Maranhão durante entrevista ao Tambaú Debate da TV Tambaú. Ele ainda negou que tenha havido um desentendimento familiar por causa de sua escolha - Minha relação pessoal com Benjamin foi mantida. Quem garante eleição é a legenda. Tem espaço para todo mundo. Aliás, tem prefeitos que são do PMDB e mesmo assim votam em Benjamin que está filiado ao Solidariedade.
José Maranhão criticou a presidente Dilma Rousseff (PT) por não ceder ao PMDB o ministério da Integração Nacional, cargo para o qual o senador Vital Filho foi indicado consensualmente:
- Acho que Dilma Rousseff está muito mal assessorada. O PMDB merece mais espaço no governo federal. Os ministérios que meu partido ocupa não estão à altura da importantância da legenda  - disse.
Da mesma forma, Maranhão também considerou que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) também precisaria de melhores assessores:
- Tem problemas no trânsito, que não foram resolvidos, tem o Parque Solon de Lucena que está precisando de uma intervenção urgente. Ele é bem intencionado, mas não tem bons assessores.
Finalmente, José Maranhão não poupou críticas ao governador Ricardo Coutinho (PSB), a quem acusou de apenas continuar suas obras:
- Ele não fez nada de novo. O Caminhos da Paraíba e as obras hídricas foram todos projetos do meu governo. Ele deveria ao menos me dar o crédito. Está realizando o que eu deixei e de maneira devagar.

parlamentopb

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Presidente do Fla mantém esperança por Elias, mas diz não subir proposta


Mesmo com o Sporting, de Portugal, encerrando as negociações com o Flamengo pelo volanteElias, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, mantém as esperanças em ainda ter o jogador nesta temporada. Apesar disto, o mandatário da Gávea afirmou que o clube nao irá subir a proposta por Elias. Na que foi realizada, os portugueses não aceitaram vender 50% dos direitos econômicos no valor de quatro milhões de euros (R$ 13 milhões).
- Nós temos esperanças de que o Elias irá retornar ao Flamengo. Estamos acompanhando tudo de perto. Se não for possível, é o mesmo caso do Hernane, teremos que trabalhar para encontrar alternativas. Nossa proposta pelo Elias é excelente, mas está no limite das nossas possibilidades. Acredito que não seja responsável de nossa parte aumentar a proposta. Mas acredito que ela seja muito boa para o Sporting e para o Elias. Tenho esperança de que ela venha a ser aceita e que Elias retorne ao Flamengo - afirmou o presidente.
Desde o segundo dia deste ano em Portugal, Elias está treinando no time B e já foi avisado que não será aproveitado na equipe principal enquanto a janela de transferências não se encerrar em 31 de janeiro. Em função do alto salário no Sporting, ele é colocado como negociável. Nesta terça-feira, inclusive, o jornal "A Bola", de Portugal, noticiou que o time de Shandong Luneng, da China, ofereceu mais de R$ 25 milhões para levar o volante.

Lance Net

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Promoção de 2.300 policiais e bombeiros é autorizada na PB


O governador Ricardo Coutinho autorizou, nesta terça-feira (14), no Palácio da Redenção, a promoção de mais de 2.300 policiais e bombeiros militares às graduações subsequentes na carreira militar (cabos e sargentos, respectivamente). A solenidade contou com representantes de bombeiros e militares de toda a Paraíba, além de comandantes das polícias, representantes de associações e secretários de Estado. As promoções serão efetivadas gradativamente, até o final de fevereiro, através de publicação no Diário Oficial do Estado e nos boletins internos das duas corporações.
 
A medida, de acordo com o governador, vai impactar a folha de pessoal do Estado em mais de R$ 1 milhão. “Apesar do impacto financeiro, é um ato fundamental para garantir a dignidade e respeito à legislação e a esses homens e mulheres que tem feito uma história diferenciada na segurança pública da Paraíba. É um verdadeiro ato de Justiça do Governo do Estado com esses guerreiros que tanto esperavam por reconhecimento”, enfatizou Ricardo Coutinho, ao lembrar que os militares foram promovidos obedecendo ao critério de antiguidade.
 
De acordo com o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, só nos últimos três anos foram promovidos 1.800 militares paraibanos. “É um momento histórico na nossa corporação, com a presença de representações de toda a Paraíba, através de cabos e sargentos que vieram ser promovidos no Salão Nobre do Palácio; o mesmo espaço em que circulam as maiores autoridade do Estado, mostrando o respeito que o Governo tem com essas praças”, destacou.
 
O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Denis Nery, também considerou o momento único e destacou os benefícios que as promoções trazem para toda a sociedade. “São militares que passaram por uma qualificação e que com certeza estão habilitados para prestar um melhor atendimento ao público. Afora o aumento salarial e valorização da carreira militar, trazendo mais motivação para a tropa”, afirmou Denis, ao citar que em apenas três anos foram 422 Bombeiros promovidos, quase 50% do total do efetivo que compõem a corporação.
 
Há 25 anos fazendo parte da Polícia Militar da Paraíba, o agora sargento Ronildo Calixto foi um dos beneficiados com as promoções. “Graças ao entendimento desse Governo atingimos um grau maior na hierarquia militar. Sinto-me muito feliz e agradecido”, revelou.
 
O sargento Aníbal Ramos Nunes, que veio de Cajazeiras receber a insígnia da graduação, e representar os militares do Sertão do Estado, também externou grande satisfação. “É um orgulho, pois é uma meta que tínhamos e que conseguimos atingir. É muito alegria”, resumiu.
 
Além de Aníbal, outros três policiais militares e quatro bombeiros representaram os demais promovidos e receberam a insígnia do governador Ricardo Coutinho durante a solenidade no Palácio da Redenção. Na ocasião, o governador também foi homenageado pelas categorias, através de uma placa entregue pela presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM, Eliane Santos.
 
Requisitos - Para estarem habilitados para a promoção, os militares precisaram atender os critérios estabelecidos em lei. No caso dos policiais militares que ocupavam a graduação de soldado e atingiram a de cabo, foi necessário fazer um curso de habilitação com carga horária de 120 horas aulas, ter dez anos de serviço e comportamento classificado, no mínimo, como ótimo.
 
Já os cabos que atingiram a graduação de sargento passaram por um curso com duração de 160 horas, possuíam 20 anos de serviço e comportamento ótimo.

Secom-PB

Hospital Regional oferece capacitação em classificação de risco



Berenice Gomes



O Hospital Regional de Patos realizou nesta terça-feira 14 uma capacitação destinada a enfermeiros e técnicos de enfermagem, abordando atendimento com classificação de risco, visando melhorar a resolutividade na urgência e emergência, porta de entrada para milhares de pacientes de dezenas de municípios sertanejos, sejam da Paraíba, sejam também do RN e PE.

A capacitação teve como facilitadora a enfermeira Berenice Gomes, que abordou a utilização de protocolos pré-estabelecidos (Portaria 2048 de novembro de 2002), com objetivo de avaliar as queixas dos pacientes e direcioná-los os devidos serviços, de acordo com suas necessidades.

Os funcionários do Hospital Regional reviram diversas situações do seu dia a dia, e como realizar a triagem, a exemplo de traumas, parada cardiorrespiratória, queimaduras, insuficiência respiratória, intoxicações agudas, acidentes com animais peçonhentos, queixas abdominais e urinárias, cefaleia, diversos tipos de dores, como lombar, cervical, dorsal, distúrbios psiquiátricos, diabetes, sangramentos, dentre outras ocorrências que chegam à urgência e emergência e que fazem parte do dia a dia dos profissionais de saúde, que precisam perceber bem a sintomatologia dos mesmos e direcionar os usuários paras sua respectiva área de atendimento (azul, verde, amarela e vermelha).

Enquanto ocorria a capacitação dos técnicos e enfermeiros nesta terça-feira, o secretário estadual de saúde, Waldson de Souza, discutia com a direção do regional as mudanças que estão sendo implementadas para melhorar o atendimento do Janduhy Carneiro. Desde a semana passada o secretário e equipe técnica da SES estão concentrados em Patos moldando o modelo de atendimento previsto pelo SUS na urgência e emergência. Capacitações e modificações na estrutura física estão acontecendo para atender a demanda com mais qualidade.   


Marcos Eugênio

Prefeitura ínicia cronograma preparatório para construção do Teatro Municipal


A Secretaria de Infraestrutura iniciou esta semana os procedimentos de retirada de material do prédio onde funcionou a Secretaria de Educação do Município, local onde será construído o Teatro Municipal Ernani Sátyro.

Segundo a secretária de Infraestrutura, Assunção Trindade, os trabalhos serão divididos em etapas de acordo com o cronograma estabelecido para o início da obra na localidade.

“Já fizemos o contato com a empresa responsável pela demolição, bem como com a própria Energisa para fazer a desativação da ligação elétrica. O trabalho será acompanhado pela Secretaria em parceria com a STTRANS, que fará o isolamento da área e controle do trafego de veículos”, disse Assunção Trindade.

Todos os materiais do prédio, a exemplo de telhas, madeiras, peças em louças, vidros, entre outros, serão recolhidos e reaproveitados em outros prédios públicos do Município. “A reutilização do material é possível, uma vez que os mesmos estão em boas condições. Neste sentido, nada se dará como perdido, evitando prejuízos ao município” disse a secretária.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Hospital capacita funcionários para classificação com risco



No rol das atitudes que estão sendo tomadas pela nova administração do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro está o de capacitar seus funcionários para fazer funcionar, como mandam os protocolos, o atendimento com classificação de risco.

Muitas queixas de mau atendimento na urgência e emergência nos últimos dias provocaram a direção, agora sob responsabilidade do cirurgião geral, Adilson Albuquerque, discutir com todas as coordenações um amplo planejamento para que haja maior resolutividade no Regional.

Um dos primeiros atos é justamente a qualificação dos profissionais que atuam na entrada do Hospital. A capacitação abordando os protocolos da classificação com risco, estudo de casos, acontece nesta terça-feira no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde.


“Estamos promovendo essa capacitação para melhorar o atendimento do grande fluxo de pacientes que recebemos de dezenas de cidades circunvizinhas. É importante que os profissionais de saúde saibam abordar e direcionar os pacientes para os respectivos serviços que necessitam”, comentou o diretor Adilson Albuquerque. 

Time que nunca venceu vai disputar a Primeira Divisão do Campeonato Paraibano


A cidade de Campina Grande ganhou mais um integrante na Primeira Divisão do CampeonatoParaibano. Além dos tradicionais Campinense e Treze, o Sport Campina debutará na elite estadual no próximo dia 13, segunda-feira, contra o Queimadense. Quando o árbitro der início ao jogo, o campo do Amigão estará recebendo um milagre do futebol, na visão dos próprios dirigentes, já que o Sport Campina obteve o acesso sem nunca ter vencido uma partida oficial em sua história.
Existente há mais de 20 anos como projeto social, o Sport Club Campina Grande se profissionalizou em 2012 e participou das duas últimas edições da Segunda Divisão do Paraibano. Em 12 jogos, perdeu todos, com 48 gols sofridos e apenas quatro marcados - na edição de 2013 do torneio, nenhum jogador do time conseguiu empurrar a bola para a rede dos adversários.
Com esse retrospecto, como chegou à Primeira Divisão? Na verdade, era uma das poucas soluções para o torneio acontecer. Por regulamento, a Federação Paraibana de Futebol precisa organizar o Estadual com pelo menos dez clubes. Nacional e Esporte (campeão da Segundona em 2013) desistiram de jogar o campeonato deste ano. Sport Campina e Queimadense foram as opções que restaram para preencher as vagas. As agremiações toparam e tiveram as participações aprovadas em assembleia, no fim de novembro.
"É uma bênção de Deus", resumiu Jesimiel Ferreira, presidente do Sport Campina, ao iG Esporte. "A gente não se preparou como deveria para a elite porque não teve tempo, mas já que apareceu a oportunidade decidimos topar. Tinha a opção de não aceitar, mas se a gente não aceitar desafios dificilmente vai conseguir algo na vida", completou o dirigente, que também atua como jornalista, mas na área política, em Campina Grande.

Como o projeto social ainda existe, o Sport Campina sempre utilizou jovens jogadores, tanto que é o atual vice-campeão paraibano na categoria sub 17. "Em 2013, a média de idade do nosso elenco era de 17 anos", ressaltou Ferreira. Para jogar a Primeira Divisão, no entanto, está buscando experiência para o elenco, como o atacante Luciano Paraíba, de 38 anos, e o volante Roquelan, de 37. Entre as pratas da casa está o meia Rodrigo Nascimento, de 17, filho do atacante Marcelinho Paraíba, ex-São Paulo e Grêmio. Além disso, o clube tem de bancar as viagens e os custos das partidas em casa. "Na Paraíba, o mandante já entra em campo devendo de R$ 800 a R$ 1.000. Nosso investimento, que é muito pequeno porque somos um clube pobre, aumentou 500%", avisou o presidente, que disse não saber para quanto subiu a folha de pagamento.

O Sport Campina pode não ter recursos, mas conta com muita ajuda. Uma academia local cede o espaço para atividades, enquanto a Universidade Federal de Campina Grande faz os exames físicos do elenco. Como não tem estádio nem centro de treinamento próprios, a preparação é feita na Vila Olímpica Plínio Lemos. Por ser um espaço publico, é normal os jogadores treinarem com animais e crianças circulando pelo campo, bastante irregular e quase sem grama. Os clubes locais também colaboram com emprestímo de jogadores e parcerias nas categorias de base. "Justiça seja feita, mas os três maiores da Paraíba (Botafogo, Campinense e Treze) estão dando apoio, não tem rivalidade, só dentro de campo. O objetivo é ser parceiro", explicou Jesimiel.
Ser fruto de um projeto social para encaminhar adolescentes com talento para jogar bola a outros centros faz do Sport Campina um clube carismático na Paraíba. "As pessoas simpatizam pelo objetivo que temos, e não pelos resultados. Nossos jogos têm média de mil pessoas no estádio", afirmou Jesimiel Ferreira. Desta forma, na base da simpatia, o presidente almeja chegar à semifinal do Campeonato Paraibano e, quem sabe, pleitear uma vaga na Série D do Brasileiro. "Já que tivemos essa chance, não custa sonhar."
Novo Íbis?
A insólita trajetória do Sport Campina até a divisão de elite da Paraíba gerou inevitáveis comparações com o Íbis, clube de Pernambuco elevado ao posto de pior time do mundo na década de 1980 por ficar quase quatro anos sem comemorar uma vitória, além de registrar 23 derrotas consecutivas.
Candidato a saco de pancadas do futebol paraibano em 2014, a alcunha de "novo Íbis" não irrita o presidente do Sport Campina. "Não incomoda porque nosso objetivo sempre foi o de vitrine para novos jogadores, e não vencer. O projeto social dá chances a atletas da região aparecerem", explicou Ferreira, que citou uma passagem de Hulk, atacante do Zenit (RUS) e da seleção brasileira, nascido em Campina Grande, pelo clube antes de chegar às categorias de base do Vitória.
Início conturbado
Se mais nenhuma anormalidade acontecer, o Campeonato Paraibano de 2014 tem início neste domingo. Isso porque quatro estádios ainda não conseguiram liberação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público, que se reúnem nesta quarta-feira com a federação local para garantir que as partidas sejam realizadas com segurança. A primeira rodada seria no dia 5 de janeiro, mas foi adiada.
Oito times disputam a primeira fase do Estadual. Botafogo-PB e Treze entram apenas no returno, pois jogarão a Copa do Nordeste.

IG.

SAMU-Patos realiza 47.353 procedimentos em 2013


A secretaria de Saúde de Patos por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, divulgou nesta quinta-feira, 9 de janeiro, o relatório de procedimentos de atendimentos, ligações e orientações prestadas pelo órgão no ano de 2013. 

Do total de 47.353(quarenta e sete mil, trezentos e cinquenta e três) procedimentos, o SAMU atendeu ao número de 31.253 (trinta e um mil, duzentos e cinquenta e três) solicitações de deslocamento de unidade móvel, o que corresponde ao percentual de 66% do resultado geral. 

Segundo o coordenador do órgão no município, Anderson Sóstenes, o relatório aponta um crescimento de 30% ao ano anterior. 

“Tivemos um crescimento quantitativo significativo, tendo em vista os números de procedimentos atendidos se comparado à população de Patos. No tocante aos avanços na estruturação, tivemos a renovação da frota das ambulâncias, bem como a própria inauguração da base SAMU e entrega de novos veículos de atendimento ágil, a exemplo da motolância e um veículo de intervenção rápida - VIR”, disse. 

Número de Trotes 

Uma estatística preocupante indicada pelo relatório foi número de 11.087 (onze mil e oitenta e sete) ligações com informações falsas, o que corresponde ao percentual de 23%.  

Capacitação

No objetivo de ampliar o trabalho de orientação, o Samu-Patos reforçará as atividades do projeto “Samuzinho” em todas as escolas do município, no sentido de esclarecer os procedimentos de como agir em casos de urgência. 

Em 2013, a coordenação regional do Samu promoveu diversos momentos de capacitação, dentre eles, uma palestra envolvendo os agentes comunitários de saúde. “A meta para este ano é estender essa capacitação para todos os mototaxistas do município”, falou Anderson Sóstenes. 

Assessoria

Irmãos são mortos à facadas em Teixeira


Mais um final de semana é marcado pela violência no Sertão paraibano. Acidentes, assassinatos movimentaram a área policial. Em Teixeira, após uma discussão em um bar, no Bairro Vila Feliz, dois irmãos foram esfaqueados, um cabeleireiro conhecido por Gildo, que morreu no local, e sua irmã, nome ainda não informado, que foi transferida para o Hospital Regional de Patos, onde faleceu na sala de cirurgia.

A PM prendeu na madrugada de hoje o réu confesso, Antonio Araujo dos Santos, 55 anos, residente em Teixeira, magarefe, que deu sua versão de que teria agido para se defender das agressões do cabelereiro, atingindo este com vários golpes de faca-peixeira., mas não lembra de ter esfaqueado a irmã de Gildo.

Já no município de Maturéia, vizinho à Teixeira, um acidente provocou a morte de dois jovens, que transitavam de motocicleta e dois feridos, um casal atropelo pela moto. O fato ocorreu na entrada da cidade. Houve registro de outro acidente com vítima fatal em Jurú-PB.


com informações de Matureia1 


Redação com Matureia1

Arquivo do blog